Família: 2013 abriu «portas de esperança» à pastoral do setor e convocou para ajudas no contexto da crise

Mensagem assinala «Dia da Sagrada Família», que a Igreja Católica celebra este domingo

Lisboa, 28 dez 2013 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF) afirmou hoje que o ano 2013 foi uma ocasião para abrir “portas de esperança” e para convocar os organismos do setor a prestar ajudas às famílias atingidas pela crise.

“Neste ano de 2013, que agora finda, foram abertas portas de esperança para valorizar a Pastoral Familiar”, refere a “Mensagem do Dia da Sagrada Família 2013”, assinada pelo casal coordenador do DNPF, Fátima e Luís Reis Lopes, enviada à Agência ECCLESIA.

Os responsáveis pela Pastoral Familiar referem que os organismos do setor devem corresponder a iniciativas da hierarquia da Igreja com “empenho redobrado” na ajuda às famílias que enfrentam os “difíceis momentos da crise social e económica”.

“A convocação de um Sínodo sobre a Família, a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco e tantos outros sinais dos nossos Bispos, constituem desafios que devemos corresponder com generosidade e um empenho redobrado para que Dioceses, Movimentos e Departamentos da Pastoral colaborem para ajudarem as famílias a enfrentar e ultrapassar os difíceis momentos de crise social e económica que atravessamos”, assinala a mensagem do DNPF.

Para este organismo da Conferência Episcopal Portuguesa, é necessário encontrar “os caminhos mais consistentes”, “mais retos” para que se construa uma “sociedade mais amiga da Família e da fecundidade” capaz de transformar “toda a realidade terrena”.

A mensagem do DNPF é divulgada por ocasião do “Dia da Sagrada Família” que o calendário da liturgia da Igreja Católica assinala em cada ano no domingo da oitava do Natal, este ano no dia 29 de dezembro.

O casal coordenador da Pastoral Familiar refere no documento que o Natal é um convite a “reforçar os laços, a relação de comunhão” e um convite “a construir uma Igreja que seja uma Família de Famílias”.

“Que a Luz que nasceu em Belém ilumine as nossas famílias e abra novos horizontes de Esperança”, conclui a mensagem de Fátima e Luís Reis Lopes, casal coordenador do Departamento Nacional da Pastoral Familiar.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top