Música: Alfredo Teixeira distinguido com prémio internacional de composição Fernando Lopes Graça

Professor universitário e compositor distinguido pela obra ‘O Menino Jesus numa estória aos quadradinhos’

Cascais, Lisboa, 18 dez 2013 (Ecclesia) – O professor universitário Alfredo Teixeira recebeu esta terça-feira, em Cascais, o 3.º prémio internacional de composição Fernando Lopes Graça pela obra ‘O Menino Jesus numa estória aos quadradinhos’.

Nesta edição do prémio instituído pela Câmara Municipal de Cascais em 1994 para homenagear o compositor Fernando Lopes-Graça (1906-1994), o tema proposto foi o Natal, acolhendo obras inéditas para coro infanto-juvenil (vozes iguais) “a cappella” ou com acompanhamento de piano.

O rimance para coro infanto-juvenil e piano a partir do poema “Hino de Amor” de João de Deus foi a escolha do compositor Alfredo Teixeira por se tratar de “um poema que já não faz parte regular das coletâneas de Natal mas que em tempos fez parte das coletâneas do ensino primário”, lembra o autor, em declarações à Agência ECCLESIA.

“É um poema que narra uma história de encantamento, do Menino Jesus que salva um passarinho do encantamento da serpente, o que do ponto de vista é muito interessante trabalhar sobretudo pela qualidade rítmica e métrica do poema”, explica Alfredo Teixeira.

O antropólogo, investigador, teólogo e docente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa reuniu a unanimidade do júri, constituído pelos compositores Sérgio Azevedo e Luís Tinoco, e a maestrina Erica Mandillo.

Alfredo Teixeira recebeu este prémio com “alegria” por significar “uma etapa interessante” da sua vida uma vez que a composição não é a sua atividade principal, antes “uma parcela pequena mas importante” da sua vida, vindo assim confirmar “que vale a pena conservar o trabalho na área da composição e direção coral” que tem desenvolvido.

O prémio, de realização anual, distingue em cada edição obras para diferentes formações instrumentais e ou vocais e convida, para a constituição do júri, compositores de reconhecido mérito.

A entrega do prémio realiza-se anualmente a 17 de dezembro, reiterando a homenagem ao compositor português, nascido nesta data.

MD/OC

Partilhar:
Scroll to Top