Cáritas: «Nunca haverá paz enquanto houver famintos», diz Eugénio Fonseca

Setúbal apresentou numa praça da cidade a operação «10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz»

Setúbal, 14 dez 2013 (Ecclesia) – Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas de Setúbal, disse hoje numa apresentação pública da campanha ‘10 Milhões de Estrelas’ que “nunca haverá paz enquanto houver famintos” e que é necessário iluminar estrelas que conduzam a Cristo.

“Um estômago vazio não vive em paz” porque é “vítima da injustiça, da ganância, do egoísmo”, afirmou Eugénio Fonseca à Agência ECCLESIA, em Setúbal.

A ‘Manifestação Pública’ no âmbito da operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’, assinalada em todas as dioceses neste dia 14, realizou-se em Setúbal na praça do Bocage numa “celebração da luz” que juntou centenas de pessoas, empresas “doadoras de estrelas” e confissões religiosas da região numa “prece comum pelo pão e pela paz”.

“Estes valores têm de ser anunciados na praça”, juntando “todos os que acreditam no mesmo Deus” em gestos de “solidariedade e fraternidade”, afirmou o presidente da Cáritas de Setúbal.

“Jesus, o Emanuel veio para dizer que somos irmãos com igualdade de direitos, que não podemos fazer aceção de ninguém e que Deus colocou a mesa para todos e não só para alguns”, referiu Eugénio Fonseca.

Na ‘Manifestação Pública’ da ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’, em Setúbal, participaram a Igreja Católica, Metodista, Ortodoxa Romena, Evangélica Presbiteriana, a Comunidade Islâmica e a Comunidade Baha’i.

“Esta praça hoje tornou-se um templo. Estas estrelas serão os símbolos das estrelas que conduziram mutos à gruta de Belém. Nós queremos conduzir também os que passam nesta praça, que é o centro desta cidade, à gruta de Belém”, afirmou Eugénio Fonseca.

A operação “10 Milhões de Estrelas – um gesto pela paz” é desenvolvida pela Cáritas Portuguesa para propor a “crentes e não crentes” a compra de velas pelo “preço simbólico” de um euro, sendo possível adquirir um ‘pack’ de quatro velas por quatro euros, que inclui no interior um presépio para pintar.

O valor final recolhido nesta campanha será aplicado em duas causas distintas: 65% reverterão a favor das famílias e pessoas em “situação de carência socioeconómica”, que serão ajudadas através das Cáritas Diocesanas e paróquias portuguesas; os outros 35% reverterão para o apoio às populações atingidas pela guerra da Síria.

A organização católica assume o objetivo vender, na operação ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ deste ano um número superior às 500 mil velas de 2011 e às 450 mil de 2012.

As velas podem ser compradas nas Cáritas Diocesanas, escolas e paróquias que aderiram, assim como noutros locais, nomeadamente algumas empresas e uma cadeia de supermercados.

A campanha conta ainda com a colaboração da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez, que se associa ao projeto natalício com o seu novo livro ‘Esperar Jesus com Maria – Caminho do Advento’, ilustrado por Isabel Monteiro.

A Cáritas convida os portugueses a serem “ embaixadores da paz”, num gesto de “cidadania e de atenção ao outro” que se estende às escolas.

Ao longo das últimas 10 edições, a campanha de Natal permitiu angariar cerca de três milhões de euros.

OC/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top