Miranda: Concatedral acolhe ordenação de diáconos 230 anos após última celebração do género

Cerimónia no dia da Imaculada Conceição vai ser presidida por D. José Cordeiro

Miranda do Douro, Bragança, 08 dez 2013 (Ecclesia) – A Concatedral de Miranda do Douro recebe hoje a celebração de ordenação de dois diáconos, o que acontece pela primeira vez em 230 anos, revela a diocese transmontana.

O site da Diocese de Bragança-Miranda destaca “um momento particularmente simbólico” no local que viu nascer a diocese, a 22 de maio de 1545.

A celebração, às 16h00, é presidida por D. José Cordeiro, bispo diocesano, para quem este é um momento de “felicidade”.

“O Ano da Vocação quer ser um tempo feliz de oração, de chamamento e de testemunho no seguimento do Evangelho da Esperança, sob a palavra ‘Eis-me aqui, envia-me’. Precisam-se de autênticos discípulos missionários do Mistério de Cristo na Igreja e no mundo”, sublinha o prelado.

Em 1780, o Papa Pio VI, pela bula ‘Romanus Pontifex’, reuniu as dioceses de Miranda e de Bragança numa só, com sede em Bragança.

A delimitação atual data de 1922, ano em que o Papa Pio XI, pela bula ‘Apostolicae Praedecessorum Nostrorum’, criou a Diocese de Vila Real e incorporou nela as 19 paróquias do arciprestado de Monforte: a Diocese de Bragança-Miranda passou então a coincidir com os limites do Distrito de Bragança.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top