Irão quer aliança com o Vaticano

Presidente Hassan Rohani recebeu novo núncio apostólico em Teerão

Lisboa, 08 nov 2013 (Ecclesia) – O presidente iraniano Hassan Rohani quer “retomar” o diálogo entre islâmicos e cristãos e revelou a sua vontade de estabelecer uma “aliança entre o Irão e a Santa Sé”, noticiou hoje a Agência Fides, do Vaticano.

Segundo o portal informativo, o pedido de Rohani foi lançado em Teerão, por ocasião do seu encontro com o novo núncio apostólico (embaixador da Santa Sé), o arcebispo Leo Boccardi.

O novo presidente da república islâmica publicou uma foto do encontro na sua conta da rede social Twitter e escreveu que “o Irão e o Vaticano têm objetivos comuns – eliminar a pobreza e a desigualdade com base nos ensinamentos divinos – e inimigos comuns – o extremismo e o terrorismo”.

“Hoje, mais do que nunca, temos necessidade do diálogo com o Islão e o Cristianismo, porque a maioria dos conflitos têm raiz na ignorância e na pouca familiaridade com as culturas”, acrescentou.

O novo núncio, que apresentou as suas credenciais, expressou o desejo de que os dois Estados possam trabalhar juntos para “resolver as crises regionais” no Médio Oriente, especialmente o conflito na Síria, relatou a Fides.

D. Leo Boccardi deixou ainda votos de que haja “relações bilaterais mais estreitas” entre a Santa Sé e o Irão.

O ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, declarou que, dada a forte presença de grupos extremistas no terreno, “a situação das minorias religiosas na Síria, como as cristãs, são motivo de preocupação” para o seu país.

Em 2010, o agora Papa emérito Bento XVI e o antigo presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad trocaram correspondência sobre a necessidade de diálogo e da tolerância para a construção da paz.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top