Lamego: Fórum Ecuménico Jovem reúne participantes de várias Igrejas

Iniciativa vai repetir-se pela 15ª ocasião em Portugal

Lisboa, 06 nov 2013 (Ecclesia) – O padre Tony Neves, membro da Equipa Ecuménica Jovem, convidou os membros mais novos das Igrejas cristãs a participarem no Fórum Ecuménico que começa este sábado, em Lamego, porque “ninguém ficará de fora”.

“Lamego acolhe este Fórum Ecuménico Jovem (FEJ) com um tema que tem a ver com a realidade agrícola local: o ‘Permanecer em Cristo’ remete-nos para a parábola da videira e dos ramos. Tem tudo a ver com o Batismo que nos enxerta em Cristo”, refere o sacerdote, missionário espiritano.

“Todos a Lamego” é o apelo do religioso, que num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA considera o encontro uma oportunidade “única” para todos se conhecerem “melhor como cristãos”.

“Todos os jovens são convidados mas fique claro que ninguém ficará de fora”, assinala.

O programa do XV Fórum Ecuménico Jovem propõe o aprofundamento do tema central, workshops temáticos, um almoço partilhado e uma celebração ecuménica onde “se valoriza a dimensão do envio em Missão”, destaca o superior provincial dos Missionários do Espírito Santo.

O padre Tony Neves relembra que a “onda ecuménica jovem já vem de longe”, mais concretamente desde a Assembleia Ecuménica Europeia, realizada em Graz – Áustria em 1997: “A delegação portuguesa reuniu-se e decidiu avançar com iniciativas que congregassem os cristãos em Portugal”.

“Foram os jovens quem melhor e mais depressa agarraram a ideia” e em 1999, o Seminário diocesano de Leira, recebeu o I FEJ onde foi criada uma Equipa Ecuménica Jovem.

O padre Tony Neves, membro desta equipa, assinala que “o ecumenismo jovem em Portugal” não se realiza apenas neste Fórum e que no endereço www.ecumenismojovem.org percebe-se “a riqueza desta caminhada”.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top