Porto: Administrador apostólico diz que padres são mais do que «funcionários»

Rezar pelas vocações é prioridade da Igreja, destaca D. Pio Alves

Porto, 04 nov 2013 (Ecclesia) – D. Pio Alves, administrador apostólico da Diocese do Porto, afirmou que a Igreja não é uma multinacional “que necessita de contratar funcionários”, apresentando como prioridade o “regresso à Escola” de Jesus, na mensagem para a Semana dos Seminários.

“Num tempo em que é notória a escassez de respostas à vocação sacerdotal, pode parecer um desperdício lírico que o tema e que a mensagem se entretenham a falar de Jesus Cristo. Pode parecer mais avisado fazer balanços sociológicos, estabelecer objetivos, traçar programas de ação”, assinala D. Pio Alves, Administrador Apostólico da Diocese do Porto, na mensagem para a iniciativa nacional que vai decorrer entre os próximos dias 10 e 17.

“A proximidade pessoal a Jesus, por parte de todos, no seio da Igreja, é o garante da solidez dos balanços, dos objetivos, dos programas”, acrescenta o prelado.

A Semana dos Seminários celebra-se com o tema ‘Para que Cristo se forme em nós’.

A Diocese do Porto renovou o ‘Rogai’, o plano de oração diocesana pelas vocações consagradas e sacerdotais, que começa no dia 11 de novembro de 2013 e termina no dia 16 de novembro de 2014.

“O novo plano do ROGAI decorrerá, à semelhança do ano passado, em ritmo semanal, em cada Vigararia, percorrendo cada uma das Paróquias com uma hora de oração diária diante do Sacrário”, explica uma nota publicada na página da diocese na internet.

As 44 semanas são divididas pelas 22 vigararias, que têm a responsabilidade de organizar duas semanas de atividades, e as restantes oito semanas “ficarão a cargo dos Seminários, dos Institutos Religiosos e Seculares, das Reitorias e Secretariados da Pastoral”.

“As expressões da oração podem ser diversificadas”, explica a diocese que disponibiliza subsídios em seminariodobompastor.pt.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top