Deus vence morte e pecado

Papa presidiu a Missa de sufrágio pelos nove cardeais e pelos 136 bispos falecidos nos últimos 12 meses

Cidade do Vaticano, 04 nov 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco afirmou hoje no Vaticano que a fé em Deus ajuda a ultrapassar a morte e o pecado, durante uma missa de sufrágio pelos nove cardeais e pelos 136 bispos falecidos nos últimos 12 meses.

“Também as forças demoníacas, hostis ao homem, se tornam impotentes perante a íntima união de amor entre Jesus e quem o acolhe com fé. Esta realidade de amor fiel que Deus tem por cada um de nós ajuda-nos a enfrentar com serenidade e força o caminho de cada dia”, declarou, na sua homilia.

Segundo o Papa, apenas o “pecado do homem” pode quebrar esta ligação, mas mesmo neste caso Deus procura restabelecer uma união que “perdura para além da morte, mais, uma união que no encontro final com o Pai atinge o seu cume”.

Francisco afirmou que a esperança dos cristãos é “imbatível” porque não pode ser vencida pelo mal ou a morte, apresentada como “uma porta para a vida e não uma ponte que cai entre uma existência que se traz às costas e um abismo escuro e desconhecido, pela frente”.

O Papa evocou os cardeais e bispos falecidos como “homens dedicados à sua vocação”, ao serviço da Igreja, que agora estão “nas mãos de Deus”.

“Tudo o que é deles está bem guardado e não será corrompido pela morte. Estão nas mãos de Deus os seus dias tecidos por alegrias e sofrimentos, esperanças e cansaços, de fidelidade ao Evangelho e de paixão pela salvação espiritual e material do rebanho que lhe foi confiado”, prosseguiu.

Francisco deixou uma última oração, espontânea, sobre a morte: “Rezemos também por nós, para que o Senhor nos prepare para este encontro. Não sabemos a data, mas haverá encontro”.

No sábado, dia dos fiéis defuntos, o Papa desceu à cripta da Basílica de São Pedro, para um momento de oração pelos seus antecessores, ali sepultados.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top