A nossa sugestão desta semana passa por uma visita ao sítio online do Banco de Informação de Pais para Pais (BIPP), porque a inclusão social é intemporal. A BIPP “é uma instituição particular de solidariedade social, que visa a plena inclusão das pessoas com necessidades especiais na sociedade, independentemente do seu tipo, grau, sexo, idade, religião, raça ou extrato social”.
Ao digitarmos o endereço www.bipp.pt encontramos um espaço eminentemente informativo, onde a questão gráfica não é tida como prioritária mas com um conjunto interessante de opções. Logo na página inicial além das habituais notícias, encontra-se em destaque o mais recente projeto do BIPP intitulado SER+. Este “tem como principal objetivo capacitar pessoas com necessidades especiais, famílias, escolas e a sociedade em geral. Intervém através de um programa terapêutico individual centrado no projeto de vida da família, coordenando e dinamizando os contextos que a envolve”.
Na opção “o que é” ficamos a conhecer quais são os objetivos, a missão e a forma de entrarmos em contacto com esta instituição, que pode ser através do sítio online ou presencialmente nas suas instalações.
Caso pretenda saber quais são os serviços que esta associação tem vindo a desenvolver de forma a colmatar respostas insuficientes ou inexistentes na sociedade, basta clicar em “serviços.
Em “testemunhos” podemos ler um conjunto de depoimentos de pais e técnicos muito reveladores da qualidade deste extraordinário projeto.
Porque todas as associações possuem uma história, a BIPP inaugurada 2005, também possui uma. Se pretende ler em detalhe a sua, basta que clique em “história”.
No item “apoios necessários” ficamos a perceber que tipos de suporte são indispensáveis para o bom funcionamento desta instituição, quer ao nível financeiro bem como pela criação de parcerias.
Em “equipa” podemos consultar quem são as pessoas que compõem os órgãos sociais para o triénio 2010-2013.
Uma das áreas mais interessantes encontra-se disponível em “documentos”. Aí somos presenteados com um conjunto enorme de textos e artigos legislativos disponíveis para consulta, agrupados por temas (educação, saúde, apoios, integração profissional, intervenção precoce, segurança social).
Fica então lançada a sugestão de visita e quem sabe, de adesão a este projeto que pretende apresentar soluções para a deficiência de pais para pais.
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com