Portal disponibiliza recursos multimédia para ir ao encontro das novas gerações
Lisboa, 09 out 2013 (Ecclesia) – O portal do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) lançou uma nova aposta na área do vídeo, a série ‘Jovens Pipocas’, que “reflete sobre os valores do Evangelho numa etapa de mudança”, destinada aos adolescentes e à juventude.
O primeiro episódio da nova série ‘Jovens Pipocas’ já está disponível no site Educris, tendo tido cerca de 2000 visualizações em 15 dias de presença online.
Para este projeto, ainda “experimental, estão previstos 12 episódios”, revela Pedro Quintans, do departamento de comunicação do SNEC, organismo da Conferência Episcopal Portuguesa.
O Secretariado é responsável pelas áreas da catequese, da Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e das escolas católicas e a sua TV online divulga as diversas atividades que organizam nestes setores.
No separador centro de recursos, o SNEC disponibiliza “mais de 1250 recursos entre materiais de catequese, EMRC e Escolas Católicas”.
“De destacar, a aposta em podcast” com “todo o material em áudio”, assinala Pedro Quintans, no artigo publicado no último Semanário ECCLESIA.
Todo o material produzido é disponibilizado em www.educris.com sendo necessário “efetuar um registo, gratuito”, acrescenta.
O Secretariado Nacional de Educação Cristã tem apostado na área multimédia para ir “ao encontro” da forma de comunicar das novas gerações “sem perder a essência da Palavra e do testemunho cristão no mundo”.
Através do portal, os professores de EMRC “de todo o país” têm à disposição 470 recursos interativos, do 1.º ao 12.º ano.
Depois de renovado o programa da disciplina e dos seus manuais, durante dois anos, uma equipa de cerca de “30 professores, 6 técnicos, desenhadores e programadores informáticos” através de novos recursos dotaram as “aulas de EMRC de ainda maior interatividade”, explica Pedro Quintans.
Ainda para a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica estão disponíveis 112 episódios bíblicos que “abarcam todo o programa” curricular relativamente “ao roteiro bíblico de conteúdos propostos para os doze anos de escolaridade”.
Para a catequese, o SNEC criou duas séries: o ‘Santidade num Minuto’, que apresenta a história de um santo por semana, e o ‘Aprende com a Bíblia’, respetivamente uma com 52 episódios e outra com 12.
A série ‘Aprende com a Bíblia’ destina-se a crianças dos três aos dez anos e depois de explorarem um texto bíblico pretende-se “animá-lo com propostas pedagógicas na área dos trabalhos manuais”, revela o artigo.
CB/OC