Setúbal: Paróquias do Concelho de Almada agradecem a Maria Emília Sousa

Autarca disse que foi o Evangelho que a levou à política

Almada, Setúbal, 03 out 2013 (Ecclesia) – Maria Emília Sousa deixou a presidência do Concelho de Almada, após 26 anos, e disse na hora da despedida que a sua família política nunca lhe criou dificuldades quando assumia o apoio a projetos da Igreja Católica.

Durante muitos anos líder de um bastião comunista, como é considerado o Concelho de Almada, a autarca afirmou que nunca teve de sacrificar as suas convicções ou valores.

Maria Emília Sousa falava durante o jantar de homenagem que as paróquias do Concelho de Almada e outras organizações da sociedade civil quiseram oferecer à autarca que agora deixa o município almadense.

As comunidades cristãs do concelho quiseram manifestar o seu reconhecimento pela sensibilidade diante das questões sociais e a valorização da liberdade religiosa que Maria Emília Sousa sempre cultivou na relação com as diferentes identidades religiosas.

Os párocos reconhecem que muitos espaços de culto e equipamentos sociais não seriam hoje uma realidade sem o empenho pessoal que a autarca almadense manteve ao longo dos seus mandatos.

Perante uma sala cheia, a autarca do partido comunista, confessou que foi o Evangelho que a levou à política e que a cor partidária em que militou nunca a impediu de acreditar, e em momento algum lhe criticou as convicções.

D. Gilberto Reis, também presente nesta homenagem, reconheceu o trabalho de grande sensibilidade social desenvolvido por Maria Emília Sousa em favor do Concelho.

D. Manuel Martins, bispo emérito de Setúbal, também se fez representar através de uma mensagem em que destacava a proximidade de Maria Emília aos mais frágeis do concelho e do distrito e o trabalho próximo que com ela conseguiu de desenvolver nos anos socialmente difíceis em que assumiu o governo espiritual da Diocese de Setúbal.

No final, as paróquias do concelho ofereceram a Maria Emília Sousa um presépio da autoria das Monjas de Belém, que têm uma comunidade religiosa na Serra da Arrábida.

HM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top