D. Jorge Ortiga quer contribuir para que não se «destruam seres vivos na sua fase embrionária»
Braga, 01 out 2013 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, dirigiu uma mensagem às comunidades católicas, pedindo que no final das missas do próximo domingo assinem o manifesto «Um de Nós».
Esta iniciativa, já mencionada pelo Papa Francisco e apoiada pela Conferência Episcopal Portuguesa, “pretende que a Comissão Europeia não financie atividades que promovam a destruição de seres vivos na sua fase embrionária”.
Para que seja reconhecida pela Comissão Europeia, a petição terá que recolher pelo menos um milhão de assinaturas, no conjunto dos 27 membros da União Europeia.
A Conferência Episcopal Portuguesa associou-se a esta petição, “exortando o povo cristão e todas as pessoas de boa vontade a dar o seu nome a campanha tão positiva e fácil de concretizar”.
O arcebispo de Braga também destacou, na sua mensagem para o novo ano pastoral 2013-2014, a importância da eucaristia na vida dos cristãos, afirmando convicto que não se pode “viver sem domingo”.
D. Jorge Ortiga recordou os objetivos pastorais aprovados em Conselho Pastoral e frisou que “toda a ação litúrgica, para ser bem celebrada, requer uma boa preparação a fim de ser verdadeiramente simples e bela”.
“Ir da missa para casa sem a Jesus receber, é como ter a mesa posta e recusar-se a comer” é a estrofe de uma música que o prelado utilizou para esclarecer a importância de celebrar “dignamente” a eucaristia como fonte de “forças para exercer a caridade junto dos mais necessitados”.
CP