Tradição: Festas de Nossa Senhora do Fetal iluminada com cascas de caracol

Batalha, Leiria 05 out 2013 (Ecclesia) – A freguesia de Reguengo do Fetal, na Batalha, vai acolher este domingo a festa em honra de Nossa Senhora do Fetal, onde se destaca uma procissão de véspera iluminada com cascas de caracóis.

O primeiro domingo de outubro representa o culminar das festas em honra de Nossa Senhora do Fetal, uma festa tradicional conhecida também pela “festa dos caracóis”, explica o Gabinete de Informação e Comunicação (GIC), da Diocese de Leiria-Fátima.

Num comunicado recebido pela Agência ECCLESIA, informa-se que a procissão tem início às 11h00 na igreja matriz, “embelezada pelas tradicionais ofertas com bolos de perna, palmas e as famosas ‘cavacas do Reguengo’”, seguindo-se a eucaristia no santuário às 11h30.

Esta sexta-feira, realizou-se a primeira procissão noturna da igreja matriz em direção ao Santuário de Nossa Senhora do Fetal, a cerca de 800 metros de distância, regressando com “andor da imagem mariana que é venerada naquele santuário” que volta ao local de culto este sábado”, explica o GIC.

O percurso das duas procissões noturnas é iluminado por “milhares” de cascas de caracóis “alimentadas a azeite” produzindo “um espetáculo visual que atrai anualmente muitas centenas de pessoas”, desenvolvem.

Segundo o comunicado, “as luminárias são cuidadosamente preparadas pela população e dispostas em imaginativos desenhos, que formam imagens, palavras e motivos diversos de ornamentação”.

A paróquia que comemorou 500 anos, em 2012, tem ligação à agricultura através da população local que produzia vinho, cereais e azeite que também era utilizado para iluminação em candeias e nas cascas de caracol, “adaptadas com um pequeno pavio”, dando origem à iluminação usada nas procissões noturnas.

A Junta de Freguesia de Reguengo do Fetal, com o apoio da paróquia local e da Câmara Municipal da Batalha, lançou o I Concurso de Fotografia “Festa dos Caracóis”, até 22 de outubro, que pretende aproveitar o “belo cenário noturno” das duas procissões.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top