Vaticano: Papa diz que cristãos devem resistir à «idolatria» do dinheiro

Francisco alerta para tentações que afastam os crentes de Deus

Cidade do Vaticano, 20 set 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que os cristãos devem resistir à “tentação de idolatrar o dinheiro” que os poderia leva à “ruína”.

Jesus disse-nos claramente, e também de maneira definitiva, que não podemos servir a dois senhores: não podemos a servir Deus e ao dinheiro. Entre eles alguma coisa não se harmoniza. Há algo na atitude de amor pelo dinheiro que nos afasta de Deus”, disse, na homilia da missa a que presidiu esta manhã, na capela da Casa de Santa Marta.

Citando a primeira carta de São Paulo a Timóteo, o Papa disseque os que querem enriquecer “caem na tentação do engano de muitos desejos insensatos e prejudiciais” e que a avareza é “a raiz de todos os males”.

“É o poder do dinheiro que nos faz desviar da fé pura. Priva-nos da fé, ela debilita-se e acabamos por perdê-la”, advertiu.

Francisco deixou críticas aos que consideram a religião “como fonte de lucro” e aos católicos que, indo à missa, “às escondidas fazem o que lhes apetece”.

“Se escolhermos o caminho do dinheiro no final seremos corruptos. O dinheiro possui esta sedução de nos levar, de nos fazer escorregar lentamente na sua perdição. E por isso Jesus é tão decidido: não podemos servir a Deus e ao dinheiro, não podemos”, sustentou.

A homilia citou Padres da Igreja, nos primeiros séculos da Igreja, que falavam do dinheiro como “esterco do diabo”.

Segundo o Papa, os católicos devem seguir o “caminho da humildade de Jesus Cristo, que sendo rico se fez pobre”.

“Que o Senhor nos ajude a todos a não cair na armadilha da idolatria do dinheiro”, concluiu.

OR/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top