Sacerdote é natural da Diocese de Coimbra
Lisboa, 12 set 2013 (ECCLESIA) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Manuel Clemente, nomeou o padre Luís Manuel Gonçalves Miranda, da diocese de Coimbra, vice-reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, informou hoje a CEP em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A nomeação aconteceu após o consentimento do bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, e “o parecer positivo dos bispos do Conselho Permanente”, acrescenta o documento.
O padre Luís Miranda está em Roma desde o ano 2010 onde frequenta a Pontifícia Universidade Salesiana, no curso de Pastoral Juvenil, estando neste momento “em investigação para a tese de doutoramento”.
Natural de Avô, Oliveira do Hospital, o agora vice-reitor do Colégio Português em Roma nasceu em 1978 e foi ordenado sacerdote em 2004, na diocese de Coimbra.
Em Coimbra, o padre Luis Miranda foi vigário paroquial no arciprestado de Condeixa, coordenador do Secretariado Diocesano da Pastoral das Vocações, diretor espiritual no Seminário de Leiria, diretor da Animissio, assistente diocesano das Conferências Vicentinas e coordenador do Grupo João Paulo II.
O padre Luís Manuel Gonçalves Miranda substitui o padre Paulo Sequeira Figueiró, da diocese da Guarda, onde agora é responsável pela formação dos seminaristas que frequentam a Faculdade de Teologia, em Braga.
O Pontifício Colégio Português em Roma é uma instituição da Igreja católica em Portugal, que há mais de um século acolhe sacerdotes para cursos de especialização teológica nas instituições académicas locais.
Segundo o comunicado da CEP, atualmente tem cerca de 40 alunos, alguns de outras nacionalidades, particularmente procedendo de países de língua portuguesa.
O atual reitor do Pontifício Colégio Português é o padre José Fernando Caldas Esteves, da diocese de Viana do Castelo, que trabalha também na Congregação para a Educação Católica, no Vaticano.
PR