Isabel Martins adianta pistas para a elaboração de projetos educativos que traduzam no «agir quotidiano» os princípios cristãos e da Doutrina Social da Igreja
Fátima, 12 set 2013 (Ecclesia) – As instituições Sociais da Igreja têm de elaborar projetos educativos que traduzam no “agir quotidiano” a sua identidade cristã, defende Isabel Martins, autora do livro “Identidade Cristã & Projeto Educativo das Instituições Sociais da Igreja”.
Com este livro, a autora, da congregação das Serva de Nossa Senhora de Fátima, propõe “pistas” para que nos Centros Sociais Paroquia se afirme a identidade cristã das instituições e para que a Doutrina Social da Igreja (DSI) não seja apenas enunciada nos “princípios básicos”.
“A doutrina Social da Igreja está enunciada nos princípios básicos das instituições, mas depois dilui-se ao longo do documento. Se um projeto educativo se destina a organizar e a estruturar a ação da instituição relativamente aos utentes, se este elemento se dilui também correremos o risco da identidade cristã da instituição se dilua na sua ação concreta quotidianamente”, afirmou à Agência Ecclesia a Irmã Isabel Martins.
O livro agora publicado pela Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã resulta da análise a um conjunto de projetos educativos de muitas instituições sociais do Patriarcado de Lisboa, nomeadamente Centros Sociais Paroquiais, que trabalham na educação de crianças e no cuidado de idosos.
É a partir da realidade que a autora sugere pistas para que os princípios da DSI cheguem, por exemplo, à “ação de uma assistente social ou de uma educadora da infância” e estejam presentes na “prática global da instituição”.
“O livro tem pistas para a instituição, uma proposta de matriz para projetos educativos e também para os projetos das respostas sociais e de sala e ainda uma proposta de um plano pastoral para a instituição, que aparece como fundamental para alimentar a identidade cristã”, afirmou a Irmã Isabel Martins.
Para a religiosa, a formação dos colaboradores é “basilar”: “Caso não tenhamos um plano de formação para os nossos colaboradores, dificilmente a nossa instituição será cristã”, sublinhou.
Com este livro, as instituições sociais da Igreja Católica ficam a conhecer “os fundamentos e a estrutura que poderá ter um projeto educativo” para um centro social, seja ele paroquial ou não, que ajude a instituição “a redescobrir a atualizar a sua identidade cristã nos serviços que desenvolve quotidianamente”.
A irmã Isabel Martins defende também que a missão educativa da instituição “enquadra-se no desenvolvimento global da pessoa, seja a criança seja o idoso” e tem de incluir a dimensão espiritual.
“Se a dimensão espiritual faz parte integrante da pessoa não podemos atender só ao desenvolvimento da sua inteligência ou o desenvolvimento motor. Teremos de atender também ao desenvolvimento espiritual”, afirmou.
Nos idosos, o atender à dimensão espiritual, o que “atualmente até está consignado nos manuais de qualidade da Segurança Social”, aparece como “uma peça chave para garantir um envelhecimento harmonioso”, disse a religiosa.
O livro “Identidade Cristã & Projeto Educativo das Instituições Sociais da Igreja”, de Isabel Martins, é publicado pela Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã e foi apresentado esta terça-feira no Encontro Nacional de Pastoral Social, que hoje terminou em Fátima.
PR