Turismo: Igreja define ações de promoção e valorização do património

E pretende disponibilizar pequenos roteiros

Lisboa, 11 set 2013 (Ecclesia) – A Obra Nacional da Pastoral do Turismo reuniu esta terça-feira e programou o novo ano pastoral 2013/2014 onde se destacam as Jornadas Nacionais do Turismo e os esforços para participar na Feira Internacional de Turismo de Lisboa.

Na reunião ordinária da Obra Nacional da Pastoral do Turismo (ONPT) ficou definida a realização das Jornadas Nacionais de Pastoral do Turismo, a 10 e 11 de janeiro de 2014, no Santuário de Fátima.

Este encontro destina-se a todos os interessados e “especialmente, aos representantes da Pastoral do Turismo das diversas dioceses”, explica o diretor padre Carlos Godinho da ONPT, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

A Obra Nacional da Pastoral do Turismo vai também “envidar todos esforços” para participar, em 2014, na 26ª edição Bolsa de Turismo de Lisboa, assinalam no comunicado.

No novo ano pastoral, a ONPT vai continuar a contactar as dioceses e a dinamizar os serviços diocesanos de Pastoral do Turismo onde se destaca a realização de uma exposição itinerante para dar a conhecer os “objetivos e potencialidades” desta área.

Pretendem que o património artístico e cultural da Igreja esteja acessível a quem o quiser visitar com a definição e publicação de horários de abertura das igrejas e a “disponibilização de pequenos roteiros”.

O ONPT prevê disponibilizar em português, “ainda este ano”, o documento «Orientações para a Pastoral do Turismo», do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, de 29 de junho de 2001.

A formação especializada de guias-intérpretes e demais operadores de turismo é outra prioridade e realizar-se-á em parceria com “instituições públicas de ensino superior” e através de ações específicas do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja e do Santuário de Fátima.

CB/LFS

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR