Síria: Patriarca de Lisboa desafia paróquias a rezarem pela paz

Jornada de oração e jejum convocada pelo Papa termina sábado com uma vigília de oração na Praça de S. Pedro

Lisboa, 03 set 2013 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa convidou hoje as comunidades católicas a unirem-se à jornada de oração pela paz na Síria, convocada pelo Papa no último domingo, durante a recitação do Angelus.

Numa nota publicada através da internet, D. Manuel Clemente apela às paróquias e a todos os fiéis que se associem a Francisco que, “no dia 7 de setembro, na Praça de São Pedro das 19h00 às 24h00 horas” (menos uma em Lisboa) vai “invocar de Deus” o “grande dom” da paz “para a amada Nação síria e para todas as situações de conflito e de violência no mundo”.

O patriarca português sublinha a importância deste gesto, numa altura em que “como refere o Papa, a humanidade precisa de ver gestos de paz e de ouvir palavras de esperança de paz”.

A mensagem colocada no site do Patriarcado de Lisboa deixa ainda entender que “não” haverá propriamente “uma iniciativa diocesana para corresponder ao pedido” de Francisco – a ideia é que cada comunidade encontre a sua própria forma de viver o evento.

Esta terça-feira, o Papa voltou a abordar o tema da paz, durante a habitual missa matinal na capela da Casa de Santa Marta e também através da sua conta no Twitter.

Na eucaristia, Francisco apontou Cristo como o caminho para a harmonia entre os povos, alguém que é portador de uma “luz humilde, mansa, que não se impõe, uma luz com a força da humildade e da mansidão”.

“Jesus não precisa de um exército para expulsar o mal, nem precisa da soberba, nem da força, nem do orgulho”, salientou.

O Papa recorreu também às redes sociais e à sua conta Francisco (@Pontifex para reforçar a importância da paz numa “sociedade, dilacerada por divisões e conflitos”.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top