Guarda: Novo Museu diocesano apresenta «História, Arte e Religião» da região

Guarda, 29 ago 2013 (Ecclesia) – Museu de História, Arte e Religião da Diocese da Guarda é a nova designação para o atual Museu de Arte Sacra, numa proposta mais abrangente, e resulta do trabalho de mestrado da responsável técnica Joana Pereira.

 “O projeto de Inventário do Património, Imóvel e Móvel da diocese da Guarda, [em curso desde 2007] foi o ponto de partida para se falar e refletir acerca de um futuro museu”, explicou Joana Pereira, técnica responsável, ao jornal «A Guarda».

Segundo a responsável, a atual designação «Museu de Arte Sacra da Diocese da Guarda» “é redutora” porque existem aspetos “fundamentais” a considerar como “a tipologia do património existente na circunscrição eclesiástica, a história das comunidades e o que se pretende comunicar”.

O futuro Museu de História, Arte e Religião da Diocese da Guarda terá como objetivo contribuir para a “salvaguarda, construção e transmissão da História das comunidades e da pastoral” no território interpretando e difundindo “testemunhos materiais e imateriais religiosos” através do estudo, da investigação, da inventariação, documentação e conservação, revela Joana Pereira.

A nova designação foi defendida na tese de mestrado de responsável técnica denominada «Do Projeto de Inventário do Património Religioso ao objetivo de criação de um museu na Diocese da Guarda – diagnóstico e proposta base para a sua programação museológica, ao nível do acervo».

Para Joana Pereira, as propostas programáticas apresentadas no seu trabalho apontam para a constituição de um Sistema Integrado para o Património Religioso na diocese, sendo o futuro museu a “entidade coordenadora” agregando a si “as estruturas policêntricas, edifícios religiosos ao culto e ainda as entidades de caráter museal da diocese”.

Para a realização deste trabalho foram inventariadas 196 paróquias de oito arciprestados da diocese da Guarda, nomeadamente Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Gouveia, Pinhel, Rochoso, Seia e Trancoso.

Ficaram por analisar sete arciprestados: Guarda, Sabugal, Manteigas/Belmonte, Covilhã, Fundão, Alpedrinha e Penamacor.

A GUARDA/CB/LS

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top