Romaria: São Bento da Porta Aberta prepara romaria com emigrantes

Braga, 08 ago 2013 (Ecclesia) – O Santuário de São Bento da Porta Aberta em Rio Caldo, Terras de Bouro, a cerca de 37 quilómetros de Braga, prepara-se para acolher muitos emigrantes na romaria anual de agosto, entre os dias 10 e 15.

O Santuário, que remonta ao ano de 1614 e está inserido nas paisagens Parque Natural da Peneda-Gerês, abre as portas este sábado para atrair “dezenas de milhares de peregrinos” que celebram no lugar onde foi construída uma capela em honra de São Bento

D. Jorge Ortiga participa “no dia maior da romaria no santuário mais visitado da Arquidiocese de Braga”, na próxima terça-feira, revela hoje o suplemento ‘Igreja Viva’ do jornal diocesano ‘Diáiro do Minho’.

O arcebispo primaz de Braga vai presidir à eucaristia solene a partir das 11h30; para além da eucaristia solene existem mais três celebrações: 07h30, 09h30 e 22h00.

Durante a tarde, até às 17h00, estará em exposição uma relíquia de São Bento para que os fiéis a possam venerar e rezar, e às 18h00 há a procissão com a “participação de andores de várias paróquias e das autoridades civis e eclesiásticas”.

O dia principal da romaria ao São Bento da Porta Aberta tem ainda animação musical proporcionada por bandas filarmónicas e encerra com o fogo de artifício às 22h00.

Do programa cultural destaca-se, também, na segunda-feira, o dia “dedicado à cultura regional”, com a participação das associações culturais e recreativas do município de Terras de Bouro, no recinto do santuário, entre as 15h00 e as 19h00.

No mesmo dia, às 21h00 há a procissão de velas e depois, às 24h00, o fogo de artifício.

“Segundo a tradição, a capela construída em Rio Caldo tinha sempre as portas abertas, servindo de abrigo a quem passava, daí a designação de São Bento da Porta Aberta”, pode ler-se no suplemento.

Para além da missa no dia principal, existem celebrações eucarísticas nos espaços de culto do santuário.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top