Lisboa, 08 ago 2013 (Ecclesia) – “Nos bastidores do Halleluya” é um documentário sobre o encontro de evangelização promovido pela Comunidade Católica Shalom, no Brasil, que apresenta a experiência de Deus de um padre e de um jovem que o ia assaltar.
Hoje, a partir das 18h00, o programa ECCLESIA, na RTP2 divulga esta produção da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
O documentário relata a experiência de um padre que ia participar no momento da confissão, no “Espaço da Misericórdia”, quando foi abordado por um grupo de jovens, ainda no exterior, e convidou-os a entrar.
“Vestiam-se mais ou menos como os jovens de um gangue”, revela o sacerdote que pensou que iria ser assaltado.
Quando entraram ofereceu-lhes sandes, colocou-os no meio da multidão e pensou: “Finalmente livre!”.
Passado uma hora, na fila das confissões, o sacerdote reconheceu o “chefe do gangue” e rezou para não ser ele a ouvi-lo em confissão.
“Eu não sabia que o senhor era padre. Na verdade, nós íamos assaltá-lo. Mas o senhor surpreendeu-nos primeiro”, revelou-lhe o jovem depois de se ter sentado.
Depois, disse ao padre que a frase ‘Jesus agora vai entrar no meio de nós’, vinda do palco alguém cativou a sua atenção e foi convidado a aproximar-se.
À AIS, o padre revela que antes pensava no festival como uma festa, “só um espetáculo” mas hoje vê que que o ‘Halleluya’ transforma a vidas das pessoas”.
Em 1997, em Fortaleza, costa norte do Brasil, o Festival Halleluya nascia da vontade da Comunidade Católica Shalom de criar um encontro para os jovens locais e para os turistas onde estivesse presente “arte, jovialidade, alegria, inovação, solidariedade, radicalidade”, revela a organização.
Hoje na 16ª edição, espalha-se por seis regiões do Brasil e internacionalizou-se com a fórmula a ser repetida em países como Israel, Itália ou Uruguai.
AIS/CB