Portugal: Primeiro acampamento do Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças

Coimbra, 06 ago 2013 (Ecclesia) – O primeiro acampamento nacional do Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças (MAAC) terminou este domingo na Palhaça, Oliveira do Bairro, e os participantes descobriram talentos e como os colocar ao serviço da comunidade.

Com o tema ‘Quem sou Eu? Porque Agimos? Como Agimos?’, o primeiro acampamento nacional do MAAC reuniu 130 crianças e adolescentes mais 50 acompanhantes e voluntários de sete dioceses do país, na Palhaça, diocese de Aveiro.

No acampamento esteve também uma delegação do movimento de crianças e adolescentes – MADEP – da Suíça.

Os participantes partilharam as vivências sobre quem são como pessoas e quais os talentos que já colocam ao serviço dos outros e quais os que podem desenvolver “para construírem uma vida mais feliz e fraterna”, revela o comunicado recebido pela Agência ECCLESIA.

Durante cinco dias – 31 de julho a 4 agosto – tiveram várias atividades, como a ‘Etapa Ver’ onde descobriram que cada pessoa, “com as características físicas e emocionais” deve ser respeitado pois é “um ser único”.

Através da parábola dos Talentos, as crianças e os adolescentes que “Jesus pede” para usarem os talentos de formas distintas e, desta forma, identificaram os talentos que têm e aqueles “que se encontram escondidos”.

Todos foram incentivados desenvolver e a aplicar “a coragem, a paciência, a paz, a criatividade, a inteligência, a responsabilidade, a profundidade (ter sentimentos), a justiça/retidão, a partilha, o carinho, a bondade, a alegria”, assinalam na nota recebida.

Na última etapa de reflexão, ‘Agir’, “assumiram “como compromisso colocar ao serviço de todos o talento que têm escondido.

No primeiro acampamento nacional do MAAC os participantes também descobriram que usar os talentos “em cooperação”, ao serviço do mundo, “é fundamental”.

Segundo o MAAC, o acampamento foi “a concretização de um desejo” que se tornou “uma realidade de felicidade e de crescimento do movimento em partilha, diversidade e união”.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR