Cidade do Vaticano, 01 ago 2013 (Ecclesia) – A Igreja Católica na Irlanda, Escócia, Inglaterra e País de Gales reúne-se, em momentos diferentes, para debater o dia da Vida e o Papa Francisco enviou-lhes uma mensagem assegurando a sua oração.
O tema – “Protege a vida, vale a pena” – é o mote dos encontros que a Igreja Católica na Irlanda, Escócia, Inglaterra e País de Gales promove por ocasião do dia da Vida 2013 que pretendem “agradecer a Deus o maravilho dom”.
A expressão foi retirada de uma homilia do cardeal Jorge Mario Bergoglio, agora Papa Francisco, de 2005, por ocasião da missa em honra da padroeira das mulheres grávidas.
O Papa, na mensagem divulgada pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, revelou que estes encontros estão presentes nas suas orações.
O pontífice espera que as jornadas sejam profícuas para “garantir que a vida humana tenha sempre a proteção que merece, de modo a que tudo o que respira louve o Senhor pode”, como expressa o salmo 150, no versículo 6.
“Os mais fracos e mais vulneráveis, os doentes, os idosos, os recém-nascidos e os pobres são merecedores da maior reverência e respeito”, também são lembrados na mensagem divulgada.
A jornada da Vida estão a decorrer em diferentes datas, consoante cada país anglo-saxónico, na Escócia foi a 26 de maio, em Inglaterra e no País de Gales encontraram-se no dia 28 de julho e na Irlanda será a 6 de outubro.
A Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales e a Conferência Episcopal da Irlanda, num comunicado, assinalaram que o seu objetivo é “fomentar um clima de compaixão e cuidado para sustentar a vida, mesmo em momentos e circunstâncias pessoais mais difíceis”.
Com as Jornadas da Vida, as conferências episcopais convidam a defender “o valor inestimável da vida humana desde a conceção até a morte natural”.
CB/OC