Angola: Voluntários portugueses em projeto de alfabetização de jovens e adultos

Guarda, 30 jul 2013 (Ecclesia) – A Liga dos Servos de Jesus está a desenvolver um trabalho na comunidade de Kilenda, Angola, onde este ano abriru uma escola que conta com cerca de 400 crianças a partir dos cinco anos de idade.

A Liga dos Servos de Jesus explica que o projeto-piloto da escola, que abriu em fevereiro, está a funcionar “a título de experiência”, e é orientada pelo Ministério da Educação local (MED).

Ao MED para além da definição dos currículos a cumprir, compete, também, a escolha e colocação do pessoal docente e auxiliar na escola.

Este projeto foi conseguido “graças ao trabalho e dedicação” a esta localidade, revelam em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

As cerca de 400 crianças que frequentam o estabelecimento de ensino, a partir dos cinco anos, estão divididas em dois turnos com cerca de 200 alunos cada.

A comunidade está na Kilenda, em Angola, desde 11 de agosto de 2008, e este ano acolheram a irmã Céu Vale, ainda em formação na Liga dos Servos de Jesus, e a voluntária Isabel Varandas, que estão a contribuir para a “organização da escola”.

A nota revela que são ainda responsáveis pela “formação contínua de todo o pessoal colocado na escola, uma vez que são detentoras de formação profissional adequada para o efeito”.

A coordenadora geral da Liga dos Servos de Jesus, Maria da Graça, afirma que “a formação vai ser embebida dos valores e princípios que a Liga defende e pretende transmitir com um objetivo específico: formar para os valores”.

A Liga dos Servos de Jesus está, também, a desenvolver, na mesma localidade, um projeto de alfabetização de jovens e adultos que não cumpriram a escolaridade obrigatória: o ensino primário gratuito, assegurado na Lei de Bases do Sistema de Educação, Lei 13/01, de 31 de Dezembro.

Esta associação pública de fiéis, sedeada na Guarda, foi fundada em 1924 por D. João Oliveira Matos (1879 – 1962), antigo bispo auxiliar da Guarda.

Segundo o seu carisma, os membros da Liga dos Servos de Jesus têm como “deveres” a procura da perfeição espiritual, da reparação e desagravo, da oração pela Igreja, e da dedicação ao apostolado, atuando no meio onde residem.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR