Viagem à Terra Santa é uma das hipóteses em agenda para os próximos meses
Cidade do Vaticano, 29 jul 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco adiantou hoje que o seu próximo destino apostólico no estrangeiro, depois do Rio de Janeiro, poderá ser a cidade de Jerusalém.
De acordo com informações publicadas pelo jornal vaticano L’Osservatore Romano através da rede social Twitter, a hipótese do Papa se deslocar dentro de pouco tempo à Terra Santa foi colocada durante um diálogo com os jornalistas, no decurso da viagem de avião entre o Brasil e Itália, depois do encerramento das jornadas mundiais da juventude.
Além da “possibilidade de uma peregrinação internacional” a Jerusalém, o Papa admitiu ainda que poderá visitar a curto prazo as comunidades católicas da Ásia, mas concretamente do “Sri Lanka e das Filipinas”.
Para já, a agenda de Francisco prevê na quarta-feira uma deslocação à igreja de Jesus, em Roma, para celebrar com a comunidade jesuíta a festa de Santo Inácio de Loyola.
Nos planos do Papa estão também viagens até à região italiana da Sardenha, mais concretamente a Cagliari, a 22 de setembro, para visitar o santuário de Nossa Senhora de Bonária – informação que já tinha sido avançada por Francisco no último mês de maio – e também a Assis, no dia 04 de outubro.
A viagem de Francisco a Jerusalém ganha força numa altura em que se aproximam os 50 anos do encontro entre o Papa Paulo VI e o Patriarca Ecuménico de Constantinopla, Atenágoras, que teve lugar na cidade de Jerusalém em janeiro de 1964.
O encontro marcou o primeiro passo na reaproximação das Igrejas de Roma e Constantinopla e na restauração da comunhão entre as duas partes, depois do Grande Cisma do Oriente de 1054.
JCP
atualizada no dia 30.07.13 às 14h50