JMJ 2013: Apresentada medalha comemorativa da viagem do Papa ao Brasil

Rio de Janeiro, Brasil, 2013 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano presidiu esta terça-feira à apresentação da medalha comemorativa da primeira visita do Papa Francisco ao Brasil.

O cardeal Tarciso Bertone agradeceu à Casa da Moeda brasileira a “bela iniciativa de cunhar estas medalhas” que registam, de modo “físico”, a celebração de fé que reúne “jovens de todos os continentes”, na 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, até domingo.

A medalha apresenta, num dos lados, uma imagem de Francisco, alegre e sorridente, manifestando proximidade ao povo e simplicidade nos gestos que, “desde o primeiro momento” em que foi anunciado como novo bispo de Roma, “conquistaram o mundo inteiro”, começou por ilustrar o cardeal.

Do outro lado, apresenta imagens da Catedral de São Sebastião, no Rio de Janeiro, e da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, representando as duas cidades brasileiras que “compartilham a alegria de receber a primeira visita fora da Itália do primeiro Papa latino-americano”, acrescentou.

O secretário de Estado do Vaticano revelou que esta “memória cunhada em metal” deve ser motivo para viver “com agradecimento” os dias “históricos” que estão a ter no Brasil e recordou a palavras do Papa, no Palácio Guanabara, sobre esta presença em solo brasileiro: “alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração”.

Por isso, segundo D. Tarciso Bertone, esta medalha é representativa do lugar onde devem ficar as palavras que Francisco “dirigirá” durante a JMJ, “cunhadas na mente e no coração”.

Devido ao mau tempo, a apresentação da medalha comemorativa foi transferida do Cristo Redentor para a residência da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

A 28ª Jornada Mundial da Juventude tem como lema ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

Esta é a segunda vez que uma cidade sul-americana acolhe a edição internacional da JMJ, depois de Buenos Aires (Argentina), em 1987, na primeira ocasião em que a iniciativa criada por João Paulo II (1920-2005) saiu de Roma.

O Papa Francisco vai participar nos atos conclusivos deste encontro mundial de jovens promovido pela Igreja Católica, na sua primeira viagem internacional.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top