Brasil: Francisco pede que jovens estejam ao serviço da vida e da humanidade

Papa rezou diante da imagem da Senhora de Aparecida

Aparecida, Brasil, 24 jul 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco rezou hoje junto da imagem de Nossa Senhora de Aparecida, no santuário nacional situado no Estado brasileiro de São Paulo, e pediu que os jovens estejam ao serviço da humanidade.

“Mãe Aparecida, ponho em vossas mãos, e levai até o Pai a nossa e vossa juventude, a Jornada Mundial da Juventude: quanta força, quanta vida, quanto dinamismo brotando e explodindo e que podem estar a serviço da vida, da humanidade”, disse, na Capela dos 12 Apóstolos, no segundo andar do santuário, onde está exposta a imagem.

A visita a Aparecida está inserida no programa da primeira viagem internacional do pontificado, que também levou Francisco à cidade do Rio de Janeiro para a 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre até domingo.

“Ó Mãe, vos pedimos: permanecei aqui, sempre acolhendo vossos filhos e filhas peregrinos, mas também ide connosco, estai sempre ao nosso lado e acompanhai na missão a grande família dos devotos, principalmente quando a cruz mais nos pesar”, rezou o Papa.

Os peregrinos esperaram a chegada de Francisco desde as primeiras horas da manhã, debaixo de chuva.

Pelo menos 15 pessoas foram socorridas durante a madrugada e o início da manhã devido ao frio em Aparecida (a 180 km de São Paulo), segundo o Corpo de Bombeiros local.

A passagem pelo santuário da padroeira do Brasil, que todos os anos acolhe milhões de peregrinos, sublinha uma ligação particular do primeiro Papa latino-americano com Aparecida, onde é venerada a imagem negra da virgem, encontrada por três pescadores em 1717.

No início da Missa, Francisco foi saudado pelo arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cardeal Raymundo Damasceno Assis.

“Com grande satisfação, acolho Vossa Santidade neste Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Esta Vossa visita pastoral ao Santuário da Padroeira do Brasil caracteriza-se como um ato de devoção a Nossa Senhora”, referiu.

O cardeal ofereceu ao Papa uma réplica da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, esculpida em madeira por um artista da região.

“A cor negra desta imagem, Santo Padre, segundo estudiosos, foi causada, provavelmente, pelo lodo do rio e da fumaça das velas. Ela tem sido interpretada como uma referência aos sofrimentos dos pobres e excluídos, especialmente do povo negro, ao longo da história do Brasil. Vê-la no rosto da Imaculada Mãe de Nosso Senhor desperta continuamente nossa Igreja para que seja comprometida com os pobres, e seja pobre também ela, para evangelizar”, declarou o arcebispo de Aparecida.

O cardeal deixou votos de que as orações do Papa “acompanhem a grande nação brasileira, para que, justa e fraterna, se desenvolva na paz”.

OC

Notícia atualizada às 15h07

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top