Beja: Cavaco Silva destaca papel do Festival «Terras Sem Sombra» para a promoção e valorização do Alentejo

Presidente da República reuniu-se em Belém com José António Falcão, diretor geral do projeto promovido pela Diocese de Beja

Lisboa, 23 jul 2013 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa enalteceu esta segunda-feira o trabalho de promoção e valorização do Alentejo que a Diocese de Beja está a fazer através do Festival “Terras Sem Sombra”.

Aníbal Cavaco Silva recebeu em Belém o diretor geral do certame, José António Falcão, e “estimulou” aquele responsável a prosseguir com o projeto, ao mesmo tempo que “insistiu” na necessidade de continuar a apostar num modelo de festival que envolva “as autarquias e a comunidade civil”.

Segundo informações avançadas hoje pela organização do “Terras Sem Sombra”, através da internet, o encontro serviu ainda para o chefe de Estado ficar a par do “esforço que está a ser feito para dinamizar o património do Baixo Alentejo”.

A 9.ª edição do festival, que combina espetáculos de música clássica com programas de caráter cultural, ações de dinamização e preservação do património e iniciativas de conservação da biodiversidade, decorreu este ano entre 13 de abril e 13 de julho.

Durante três meses, o evento procurou levar nova vida ao território alentejano, passando pelos concelhos de Alcácer do Sal, Almodôvar, Beja, Castro Verde, Grândola, Santiago do Cacém e Vidigueira.

Segundo José António Falcão, que é também o atual diretor do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, Cavaco Silva apontou para a necessidade da organização do “Terras Sem Sombra” ter “cada vez mais em atenção” a promoção dos “produtos regionais” alentejanos.

A ideia – confidenciou aquele responsável à Rádio Voz da Planície – é que o certame valorize os “recursos naturais” que tem ao seu dispor e não sucumba aos “modelos tradicionais do desenvolvimento do turismo rural, que apostam sempre em grandes investimentos, em infraestruturas muito pesadas”.

“Foi muito simpático poder ouvir isto da boca do chefe de Estado e sobretudo ver que este trabalho que se vai desenhando começa a suscitar noutras regiões do país e até fora das nossas fronteiras um interesse cada vez maior”, realçou José António Falcão.

O Festival “Terras Sem Sombra” conta com “o alto patrocínio” da Presidência da República e do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.  

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top