Portugueses ofereceram imagem de Fátima

Departamento Nacional da Pastoral Juvenil levou a mensagem de Fátima ao Santuário de Cristo Redentor, no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, Brasil 18 jul 2013 (Ecclesia) – Jovens de Portugal entregaram hoje uma imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Santuário de Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, durante uma celebração que reuniu a delegação presente no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude.

O grupo de portugueses subiu até ao cume do monte do Pão de Açúcar para agradecer o acolhimento que a cidade está a proporcionar aos participantes na JMJ e o “apoio” da comunidade portuguesa local aos jovens de Portugal.

Na homilia da missa, o padre Eduardo Novo, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), referiu que a oferta que o grupo fez em nome nome de Portugal é um “marco na história”, colocando no santuário do Rio de Janeiro a “mensagem que Maria projeta para o mundo.

Desafiando os jovens à “busca da santidade”, o sacerdote disse-lhes para não terem receio “do cansaço” nem “do medo do futuro”.

“Se à volta vemos manifestações, que a nossa manifestação seja por aquilo que acreditamos, os valores em que acreditamos. Saibamos discernir o que é verdadeiro, bom e belo”, disse o padre Eduardo Novo.

Diante da imagem de Cristo Redentor, a abraçar a cidade do Rio de janeiro, o diretor do DNPJ afirmou a necessidade de “paz e esperança”, a partilhar “uns com os outros” e com “todo o povo” do Brasil.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima entregue no santuário de Cristo Redentor partiu “diretamente” do santuário de Fátima para o Brasil, revelou o DNPJ.

O reitor do brasileiro, padre Omar Raposo, “confessou” que a partir daquele momento, todos os meses, no dia 13 celebrará a missa “dedicada” a Nossa Senhora de Fátima.

Segundo o DNPJ, “servir, peregrinar e orar” são palavras “presentes em todos os movimentos” dos peregrinos portugueses no maior encontro de jovens da Igreja Católica e “o acolhimento tem sido excelente”.

A 28ª Jornada Mundial da Juventude vai decorrer entre 23 e 28 de julho e tem como lema ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

Esta será a segunda vez que uma cidade sul-americana acolhe a edição internacional da JMJ, depois de Buenos Aires (Argentina), em 1987, na primeira ocasião em que a iniciativa criada por João Paulo II (1920-2005) saiu de Roma.

O Papa Francisco vai participar nos atos conclusivos deste encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, naquela que será a sua primeira viagem ao estrangeiro desde o início do pontificado.

CB/OC/PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top