JMJ 2013: Portuguesa repete experiência como voluntária

Joana Balsa de Pinho vai ao Rio de Janeiro ao serviço dos outros

Lisboa, 17 jul 2013 (Ecclesia) – Joana Balsa de Pinho participou como voluntária na Jornada Mundial da Juventude de Madrid (JMJ), em 2011, e agora, na edição do Rio de Janeiro, repete a experiência pois é desta forma que gosta de contribuir.

“Eu identifico-me verdadeiramente com esta ideia de estar ao serviço do outro, neste caso específico, ao serviço dos outros, da Igreja e ao serviço do Papa Francisco”, explica, em declarações ao programa ECCLESIA de hoje, transmitido na Antena1 da Rádio Pública (22h45),.

Com 35 anos, a historiadora natural da Diocese de Lisboa diz que o voluntariado e os projetos de solidariedade têm marcado o seu percurso de vida e este é o seu registo preferido.

Este ano parte para um contexto diferente e que não domina mas com o qual encontra afinidades: “É um país com o qual quase todos nos identificamos e está muito ligado à nossa história e à nossa cultura, portanto eu acho que vai ser uma experiência bastante calorosa e recompensadora a vários níveis”.

“O Rio de Janeiro é um desafio um bocadinho maior, nunca lá estive, e espera-se que o evento seja diferente porque é na América do Sul e os são conhecidos pela sua maneira especial de estar perante a vida e, também, perante a religião, penso que vai ser completamente diferente”, acrescenta.

Joana Pinho pretende “efetivamente” fazer uma experiência de serviço, por isso, tal como em Madrid, sabe que não está na Jornada Mundial de Juventude para fazer turismo mas para estar sempre disponível.

“A comunicação com os voluntários no Rio de Janeiro é diferente e penso que a própria organização tem muito mais consciência do que é o papel do voluntário”, assinala.

A voluntária, gostava de ver o Papa ou de, pelo menos, “estar próxima dele” e o programa da JMJ prevê que Francisco se encontre com todos os voluntários, na tarde do dia 28.

“Vamos ver se vai ser possível por questões de logística, de deslocação do sítio onde vai ser a missa de encerramento até ao local onde se vai encontrar com os voluntários mas espero que sim”, conclui.

LS/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top