JMJ2013: Jovens da Diocese de Leiria-Fátima partiram para o Rio de Janeiro em busca de novas experiências de fé e de vida

Maria, de 19 anos, destaca a mensagem de «esperança» e a «vivacidade» que sempre caraterizam as jornadas mundiais da juventude

Lisboa, 16 jul 2013 (Ecclesia) – Um grupo de 14 jovens da Diocese de Leiria-Fátima partiu hoje para o Brasil para participar nas Jornadas Mundiais da Juventude no Rio de Janeiro, entre 23 e 28 de julho.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, Tomás Costa, de 23 anos, destacou a “grande expetativa” que o evento está a gerar entre a comitiva portuguesa.

O jovem leiriense, estreante neste tipo de jornadas, espera ter a oportunidade de “conhecer novas pessoas” e de regressar a Portugal com “um coração novo”, mais aberto aos outros.

Para Maria, de 19 anos, um dos grandes pontos de interesse no certame é permitir aos jovens irem ao encontro do Papa Francisco e celebrarem a sua fé em conjunto com pessoas “de todo o mundo”, com diferentes mentalidades e culturas.

“Cá em Portugal as pessoas estão muito habituadas a viverem a fé sozinhas, os portugueses não são um povo tão expressivo”, realça a jovem, destacando a mensagem de “esperança” e a “vivacidade” que sempre caraterizam os encontros mundiais de jovens católicos.

João Jordão, de 28 anos, foi outro dos jovens da Diocese de Leiria-Fátima que partiram hoje do Aeroporto da Portela, em Lisboa, rumo ao Brasil.

Para este jovem, as jornadas têm a riqueza de mostrar milhões de jovens unidos à volta da “mesma fé” e que são guiados por “valores e objetivos”.

A 28ª Jornada Mundial da Juventude vai decorrer entre 23 e 28 de julho na cidade brasileira do Rio de Janeiro e tem como lema ‘Ide e fazei discípulos de todos os povos’, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus.

No total, a iniciativa vai contar com mais de 500 jovens portugueses, que serão acompanhados por cerca de 60 voluntários e também 9 bispos.

D. Ilídio Leandro (Viseu), D. Antonino Dias (Portalegre-Castelo Branco), D. José Cordeiro (Bragança-Miranda), D. António Vitalino (Beja), D. Nuno Brás e D. Joaquim Mendes (Lisboa), D. Virgílio Antunes (Coimbra), D. Manuel Felício (Guarda) e D. Jorge Ortiga (Braga) vão marcar presença no Rio de Janeiro e inclusivamente orientar algumas das catequeses diárias.

Esta será a segunda vez que uma cidade sul-americana acolhe a edição internacional da JMJ, depois de Buenos Aires (Argentina), em 1987, na primeira ocasião em que a iniciativa criada por João Paulo II (1920-2005) saiu de Roma.

O Papa Francisco vai participar nos atos conclusivos deste encontro internacional de jovens promovido pela Igreja Católica, naquela que será a sua primeira viagem ao estrangeiro desde o início do pontificado.

PA/JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top