JMJ 2013: De país de férias a país de peregrinação religiosa

Correspondente da TV Globo em Portugal fala em experiência nova para o Brasil muito habituado a «receber bem os portugueses»

Lisboa, 13 de jul 2013 (Ecclesia) – Mais habituado a receber turistas do que peregrinos, André Luís, jornalista correspondente da TV Globo, afirma que o Brasil vai ter uma “nova experiência” ao acolher a Jornada Mundial da Juventude, (JMJ) dentro de dias.

“Geralmente os jovens do mundo inteiro vão para o Brasil aproveitar o país, o clima e acolhimento, a caipirinha e o Carnaval; agora os jovens têm como objetivo ter uma ligação com a religião, com Deus”, explica à Agência ECCLESIA o jornalista que está em Portugal há um ano.

O país da América do Sul que se prepara para receber a JMJ entre os dias 23 e 28 de julho está “entusiasmado” e na expetativa de receber o “primeiro Papa latino”.

“É a primeira viagem, logo ao Brasil. É um momento de muita alegria e orgulho para o nosso país”, antecipa André Luís.

A atravessar um momento de agitação social, com “grandes manifestações, revoltas e rebeliões” decorrentes do aumento da tarifas dos transportes públicos e da alegada falta de qualidade de vida nos serviços públicos, a chegada do Papa Francisco ao Brasil é vista como pacificadora. 

Ele é “portador de uma fisionomia tão alegre que passa mensagens tão positivas, vai ser um momento de alívio”, aponta o jornalista.

Sobre a proximidade entre culturas brasileira e portuguesa, André Luís antecipa um acolhimento “especial” aos portugueses.

“Os portugueses são sempre muito bem-vindos no Brasil. Somos irmãos, ligados fraternalmente, com uma cultura muito próxima. O português sente-se em casa no Brasil”.

LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top