Para ouvir esta semana…

domingo, 30 de junho – D. José Policarpo despede-se da diocese de Lisboa depois de um patriarcado de 15 anos. A Ecclesia olha para a sua obra pastoral e pessoal com a análise do ex-reitor da Universidade Católica Portuguesa Manuel Braga da Cruz, da psicóloga Cristina Sá Carvalho, do cónego António Rego e do pároco da Ericeira, o cónego Armindo Garcia.

segunda, 1 de julho – A Ecclesia vai esta semana ao encontro das Culturas Emergentes Juvenis, um tema que esteve em destaque na Jornada da Pastoral da Cultura. O padre Tolentino Mendonça sublinha a diversidade que não se compadece das mesmas metodologias para ir ao encontro dos jovens que devem ser encarados como profetas dos dias de hoje.

terça-feira, 2 de julho – O que significa ser hoje jovem levou João Rafael Brites a fazer o pino num encontro onde deu conta da informalidade e da vontade que tantos da sua idade têm para mudar o mundo quando lhes é dada uma oportunidade. Este ativista social criou um movimento de voluntariado que dá oportunidade aos jovens de aprender o que mais gostam de fazer e com isso transformar positivamente a sua comunidade.

quarta-feira, 3 de julho – O cantautor Manuel Fúria partilhou a sua experiência de ser jovem e de ter sede. O músico não se limita a contextos mas procura antes a esperança que encontra nos dias. Para Manuel Fúria ser jovem é fazer valer a pena, todos os dias, independentemente da idade.

quinta-feira, 4 de julho – É junto do jesuíta José Frazão Correia que entendemos a realidade que os jovens são hoje e a necessidade de atravessar fraturas que distanciam a vida quotidiana e a prática da fé. Segundo o sacerdote a fé deve ser vivida sem medo neste tempo e sem receio de olhar para os jovens e para a diversidade que as culturas emergentes lhe trazem. 

sexta-feira, 5 de julho – A Ecclesia regressa à reflexão do jesuíta José Frazão Correia para perceber que um tempo que parece hostil é afinal o caminho que pode levar à experiência de Deus. O corpo, a experiência e a afetividade fazem parte da cultura dos jovens de hoje que, aponta José Frazão Correia, restituem ao ser humano a liberdade para estar perante Deus. 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top