Porto: D. Manuel Clemente vai ser homenageado pelas forças vivas da cidade

Rui Rio, presidente da autarquia, será um dos intervenientes numa sessão organizada pela Santa Casa da Misericórdia

Porto, 26 jun 2013 (Ecclesia) – A Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) promove hoje uma sessão de homenagem a D. Manuel Clemente, administrador apostólico da diocese recentemente nomeado novo patriarca de Lisboa.

De acordo com um comunicado da comissão organizadora, enviado à Agência ECCLESIA, a iniciativa – aberta a toda a população – está marcada para as 18h30 no Palácio da Bolsa e contará com a participação de representantes dos mais diversos setores da cidade.

Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, vai abrir a sessão com uma mensagem de “boas vindas”, que será seguida por um “momento musical” a cargo da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.

Está previsto depois um momento de apresentação de “testemunhos” sobre o percurso de vida de D. Manuel Clemente, que esteve seis anos ao serviço da Diocese do Porto.

José Marques dos Santos, reitor da Universidade do Porto, vai abordar “O Académico e o Cientista Social”, António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia da cidade, vai destacar a reflexão do bispo à volta da “Inclusão Social e Cidadania”.

O presidente da Fundação de Serralves, Luís Braga da Cruz, vai falar sobre “Uma visão da Sociedade e da Cultura” e o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio, vai encerrar esta parte da homenagem com uma intervenção intitulada “A Res publica”.

A sessão em honra do novo patriarca de Lisboa vai incluir ainda uma “entrega de lembranças” e uma “sessão de cumprimentos”.

Em declarações concedidas à Agência Lusa, António Tavares classificou o evento como uma forma “de congregar à volta” de D. Manuel Clemente “muitas das instituições da cidade” e mostrar “que os homens e mulheres do Porto não se esquecem do seu bispo e daquilo que fez”.

Hoje à noite, a partir das 21h30, o programa festivo dedicado ao prelado vai prosseguir com um concerto de música clássica na Igreja da Lapa, composto por obras de Wolfgang Amadeus Mozart.

D. Manuel José Macário do Nascimento Clemente, de 64 anos, foi nomeado pelo Papa Francisco como sucessor de D. José Policarpo a 18 de maio e vai tomar posse do Patriarcado de Lisboa no dia 6 de julho na Sé.

A entrada solene na diocese lisboeta está marcada para o dia seguinte às 16h00, numa celebração no Mosteiro dos Jerónimos.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR