Francisco pede que os católicos evitem hipocrisia e moralismos
Cidade do Vaticano, 19 jun 2013 (Ecclesia) – O Papa disse hoje que a proposta cristã é mais do que uma “casuística” de preceitos, pedindo que os católicos evitem a hipocrisia e os moralismos.
“Intelectuais sem talento, eticistas sem bondade, portadores de belezas de museu: estes são os hipócritas, que Jesus tanto reprovava”, referiu, na homilia da missa matinal a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.
Francisco sublinhou que estas pessoas levam “o povo de Deus para um beco sem saída” e enchem os outros de “preceitos, mas sem bondade”.
“Jesus di-lo: ‘Vós não entrais nem deixais entrar os outros’. São eticistas sem bondade, não sabem o que é a bondade”, precisou.
O Papa falou também de “certos hipócritas, que querem apenas aparecer”, mesmo quando se trata de práticas como o “jejum, oração e esmola, três pilares da piedade cristã, da conversão interior”.
“Penso que quando a hipocrisia chega ao ponto da relação com Deus, estamos muito próximos do pecado contra o Espírito Santo. Estes não sabem nada de beleza, de amor, de verdade: são pequenos, vis”, advertiu.
Francisco apontou como caminho para os católicos a “a graça que vem de Jesus Cristo: a graça da alegria, da magnanimidade, da grandeza”.
OC