Encontro vai decorrer esta semana no Vaticano
Cidade do Vaticano, 11 jun 2013 (Ecclesia) – O Vaticano revelou hoje que vai acolher uma reunião de trabalho com responsáveis do Vietname para “aprofundar e desenvolver as relações bilaterais”.
O quarto encontro do “grupo conjunto de trabalho Vietname-Santa Sé” vai decorre entre quinta e sexta-feira e acontece depois de Bento XVI, agora Papa emérito, ter recebido em janeiro o secretário-geral do Partido Comunista Vietnamita (PCV), Nguyên Phu Trong.
O Vaticano destacou, em comunicado oficial, tratar-se da “primeira vez” que um líder do PCV se encontrava com um Papa e outros responsáveis da Secretaria de Estado do Vaticano.
A Santa Sé e o Vietname não têm relações diplomáticas plenas e têm mantido negociações para o seu estabelecimento, através do grupo de trabalho bilateral.
Desde 2007, ano em que o Estado asiático e a Santa Sé retomaram os contactos bilaterais, mais de 20 prelados da Cúria Romana ou delegações do Vaticano estiveram em território vietnamita, para se encontrarem com a comunidade católica e autoridades governamentais.
O Vietname, com cerca de 86 milhões de habitantes, tem seis milhões de católicos, o segundo maior número de fiéis do sudeste da Ásia, depois das Filipinas, mas historicamente as relações entre católicos e o PCV têm sido marcadas por fortes tensões, nomeadamente no que diz respeito às exigências de liberdade religiosa e de restituição das propriedades confiscadas pelo regime comunista.
OC