Solenidade celebra-se este ano pela primeira vez a um domingo e não num dia feriado em Portugal
Lamego, Viseu, 01 jun 2013 (Ecclesia) – O bispo de Lamego desafiou as comunidades católicas a fazerem da solenidade do Corpo de Deus, marcada para este domingo, “uma intensa celebração da fé”.
“Todos são chamados a participar, para fazermos desta celebração uma intensa celebração de fé, amor novo e maior, bênção e gratidão”, escreveu D. António Couto, numa mensagem enviada hoje à Agência ECCLESIA.
Reforçando a ideia de Bento XVI o prelado convoca todos os diocesanos a participarem desta solenidade para que “a Igreja inteira estivesse nesse dia e nessa hora em plena comunhão e sintonia, reunida em Adoração à volta da Eucaristia.”
Na diocese a celebração inicia com uma hora de adoração eucarística, pelas 15h00, na Sé local; às 16h00 será a missa, seguida de procissão eucarística pelas principais artérias da cidade.
D. António Couto apelou ainda que nas igrejas paroquiais mais distantes da catedral se faça também uma hora de adoração.
“Assim todos nos sentiremos unidos e reunidos à volta do único Senhor da nossa vida, juntamente com o Papa Francisco e todos os nossos irmãos do mundo inteiro”, conclui.
O Corpo de Deus celebra-se este ano pela primeira vez a um domingo e não num dia feriado em Portugal
A suspensão de dois feriados católicos (Corpo de Deus e Todos os Santos) foi acordada em 2012 após um “entendimento excecional” entre a Santa Sé e o Governo português, válido por cinco anos.
SN