Funchal prepara festa no Corpo de Deus

Hoje, realiza um simpósio eucarístico «para refletir e aprofundar alguns dados e testemunhos da história e da espiritualidade eucarística, na Madeira e Porto Santo».

Funchal, Madeira, 01 jun 2013 (Ecclesia) – A festa do Corpo de Deus no Funchal, dia 2 de junho, coincide com o final do segundo ano de preparação para o jubileu dos 500 anos da diocese e vai ser marcada por uma “grande assembleia” eclesial.

Numa mensagem pastoral enviada à Agência ECCLESIA, D. António Carrilho pede aos “sacerdotes e colaboradores o maior empenho” na preparação daquela solenidade, que “constitui um marco religioso e cultural de imenso significado e longa tradição” na região.

Hoje, dia 01 de junho, a diocese vai promover um simpósio eucarístico “para refletir e aprofundar alguns dados e testemunhos da história e da espiritualidade eucarística, na Madeira e Porto Santo”, conhecidas como as “Ilhas do Santíssimo Sacramento”.

“Em redor de Jesus-Eucaristia congrega-se uma multidão de crentes, que exprime a sua fé na celebração e procissão eucarística, no silêncio, no respeito, na oração e nos belos tapetes de flores, que a todos encantam”, realça o bispo madeirense.

A festa do Corpo de Deus, para a qual estão convocados todos os agentes pastorais e todas as comunidades católicas do Funchal, vai ter lugar no Parque de Santa Catarina às 18h00.

O prelado do Funchal convida o clero a dar especial atenção à “semana anterior à celebração”, para que ela “tenha, também, uma especial dimensão eucarística, com tempos fortes de adoração e um particular cuidado na ornamentação das capelas do Santíssimo, segundo as possibilidades locais”.

“Pela sua importância, não posso deixar de recomendar a participação do maior número de paróquias e grupos, nomeadamente sacerdotes e outros consagrados, direções e membros das confrarias, responsáveis dos acólitos e dos movimentos, catequistas e ministros extraordinários da comunhão”, exorta D. António Carrilho.

O Corpo de Deus celebra-se este ano pela primeira vez a um domingo e não num dia feriado, em Portugal.

A suspensão de dois feriados católicos (Corpo de Deus e Todos os Santos) foi acordada em 2012 após um “entendimento excecional” entre a Santa Sé e o Governo português, válido por cinco anos.

JCP/LFS

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR