Igreja debate «Culturas Juvenis Emergentes»

Jornada Nacional da Pastoral da Cultura vai decorrer em Fátima, reunindo personalidades eclesiais, das artes e do mundo académico

Lisboa, 17 mai 2013 (Ecclesia) – A Igreja Católica vai promover no próximo dia 21 de junho, em Fátima, a sua Jornada Nacional da Pastoral da Cultura, este ano dedicada ao tema ‘Culturas Juvenis Emergentes’, anunciou a organização do evento.

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) adianta que entre os intervenientes estará o sociólogo José Machado Pais, investigador coordenador do Instituto de Ciências Sociais de Universidade de Lisboa e professor convidado do ISCTE, além de autor de vários artigos e obras, a última das quais “Sexualidade e Afetos Juvenis” (ICS), publicada em 2012.

O encontro, dividido em conferências, mesas redondas e momentos artísticos, conta também com o sacerdote jesuíta José Frazão, que este mês viu publicada a obra “A Fé Vive de Afeto – Variações sobre um tema vital” (Paulinas).

A 9.ª Jornada Nacional da Pastoral da Cultura vai assim retomar tema analisado na última assembleia plenária do Conselho Pontifício da Cultura, organismo da Santa Sé.

O cantor e compositor Manuel Fúria, a atriz Inês Nogueira e o ator Miguel Loureiro são outros dos participantes na iniciativa, a par do presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Pio Alves, um dos bispos auxiliares do Porto.

A mais recente edição do “Observatório da Cultura”, publicada em abril pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, é parcialmente dedicada à juventude

O boletim inclui depoimentos de Carminho, Manuel Fúria e Luísa Jacinto, que respondem à pergunta «Que desafios as culturas juvenis colocam à Igreja?», e os artigos «Gerar na fé é uma tarefa cultural» (Armando Matteo) e «Nativos digitais: linguagens e rituais» (Antonio Spadaro).

SNPC/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top