Portugal: Igreja de Siza Vieira é monumento de interesse público

Edifício no Marco de Canaveses apresentado pelo Governo como obra emblemática do século XX

Lisboa, 14 mai 2013 (Ecclesia) – O Governo classificou a igreja de Santa Maria, Marco de Canaveses, da autoria do arquiteto Siza Vieira como monumentos de “interesse público”, segundo portaria publicada hoje em ‘Diário da República’.

O edifício inaugurado em 1996 é destacado pelos seus “elementos de natureza panorâmica”, como a porta com dez metros de altura ou a janela baixa e comprida à direita da nave, bem como pelas “linhas sóbrias e pela verticalidade da fachada”.

Segundo o Executivo, a igreja de Santa Maria e o complexo paroquial, situados na Diocese do Porto, apresentam-se como “projeto marcante no percurso de um autor de exceção e como obra de caráter emblemático no quadro geral da arquitetura portuguesa do século XX e no âmbito particular da arquitetura sacra contemporânea”.

“É sobretudo no interior que se revela o encontro entre a depuração formal de Siza Vieira e as reflexões sobre o espaço e a moderna liturgia da Igreja, evidenciando por um lado a comunhão entre o celebrante e a assembleia, e assumindo por outro a ambiguidade do ser humano, patente em contrastes formais plenos de dramatismo”, refere o documento.

Outras igrejas consideradas como de interesse público foram a de São João Batista, em Souto de Lafões (Distrito de Viseu), e a de Santiago, Torres Vedras (Distrito de Lisboa).

O artigo 17.º da lei de bases do património (n.º 107/2001, de 8 de setembro) prevê que a classificação de um imóvel tenha em conta critérios relativos ao “caráter matricial do bem, ao seu interesse como testemunho simbólico e religioso, ao seu valor estético, técnico e material intrínseco e à sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística”.

Um bem considera-se de interesse público “quando a respetiva proteção e valorização represente um valor cultural de importância nacional”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top