Braga: D. Jorge Ortiga considera que casamento católico «nem sempre é compreendido»

Arcebispo prestou homenagem e aos casais que celebram 25, 50 ou mais anos de vida matrimonial

Braga, 13 mai 2013 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga disse este domingo que o casamento católico “nem sempre é compreendido” e que se corre a “tentação de olhar para outros modelos mais fáceis”.

Na homilia proferida no início da Semana da Vida (12 a 19 de maio), na Sé bracarense, D. Jorge Ortiga prestou homenagem aos casais que durante o ano celebram 25, 50 ou mais anos de vida matrimonial.

Apesar de alguns não concordarem “com a indissolubilidade do casamento”, a Igreja “não deixará de a defender e propor”, frisou o prelado.

Como projeto duradouro “não é fácil se não for acompanhada pelo alimento quotidiano do amor e, particularmente, da preparação que um compromisso importantíssimo exige”, acrescentou D. Jorge Ortiga.

Ao referir-se à fidelidade ao ‘sim’ pronunciado no dia do casamento, o arcebispo de Braga realçou que este proporciona “a verdadeira alegria e felicidade que muitos procuram e não encontram”.

“Vós estais aqui a testemunhar como é verdade”, prosseguiu.

Os bispos portugueses publicaram na sua última assembleia plenária uma nota pastoral sobre ‘A força da família em tempo de crise’ onde se sublinha esta tem sido “um bem social”.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top