Évora: Arquidiocese propõe sete dias de aprofundamento e testemunho da fé

D. José Alves espera que as comunidades aproveitem semana entre 12 e 19 de maio para estarem também «em sintonia umas com as outras»

Évora, 11 mai 2013 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Évora vai iniciar este domingo uma semana dedicada ao aprofundamento e testemunho da fé, com o objetivo de envolver paróquias e comunidades numa demonstração de vitalidade cristã.

Em declarações aos jornalistas, no âmbito do Dia Mundial das Comunicações Sociais que também vai ser assinalado no dia 12 de maio, D. José Alves mostrou-se empenhado em fazer da “Semana da Fé o centro, o coração do Ano da Fé” que a Igreja Católica está atualmente a dinamizar em todas as dioceses do mundo.

De acordo com o arcebispo eborense, é preciso “vincar mais a vivência da fé, dando-lhe uma visão de conjunto e ao mesmo tempo criando uma espécie de onda que se propague pela diocese inteira”.

Entre 12 e 19 de maio, do domingo da Ascensão até ao domingo de Pentecostes, a Semana da Fé vai contar com um programa diversificado de iniciativas, apoiadas pelas “muitas sugestões” que a Arquidiocese procurou levar a todas as comunidades católicas da região.

O projeto surgiu em primeiro lugar no plano pastoral para 2012-2013, que propunha a realização de “diversas atividades de aprofundamento do Credo, a profissão de fé conjunta de jovens e pais e manifestações públicas onde a comunidade pudesse dar testemunho da fé da Igreja”.

“Neste momento mais ou menos todas as paróquias têm um programa, umas para todos os dias, outras para alguns dias da semana”, realça o arcebispo de Évora, que espera que todas as comunidades aproveitem este tempo para estarem também “em sintonia umas com as outras”.

No seu encontro com a imprensa, D. José Alves falou ainda de outro evento que vai marcar o calendário católico dos próximos tempos, a Solenidade do Corpo de Deus, que este ano será celebrada no dia 2 de junho.

Para transformar aquela festa num momento de comunhão entre todas as comunidades católicas, o Papa Francisco vai presidir às 17h00 de Roma (menos uma em Lisboa) a uma hora de Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Basília de São Pedro.

“O Papa pediu expressamente às paróquias do mundo inteiro que se associem a ele neste momento de oração, é muito importante esta união de fé e de vontades”, salientou o prelado português.

Convocado pelo agora Papa emérito Bento XVI, o Ano da Fé começou a 11 de outubro de 2012, para invocar os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II e 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, e vai terminar a 24 de novembro de 2013, último domingo do ano litúrgico.

JCP/LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top