Francisco e Shimon Peres apelam ao diálogo para superar conflitos no Médio Oriente
Cidade do Vaticano, 30 abr 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje no Vaticano o presidente de Israel, Shimon Peres, que o convidou a visitar Jerusalém, deixando apelos ao diálogo no Médio Oriente.
“Desejou-se um rápido regresso das negociações entre israelitas e palestinos para que, com decisões corajosas e disponibilidades das suas partes, bem como com apoio da comunidade internacional, se chegue a um acordo que respeite as legítimas aspirações dos dois povos”, revela o comunicado divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé após a audiência privada.
Segundo a nota oficial, este acordo seria um “contributo decisivo para a paz e a estabilidade na região”.
Shimon Peres disse ao Papa que ele e o “povo de Israel” o esperam em Jerusalém.
A cidade e o seu estatuto foram um dos assuntos da “situação política e social no Médio Oriente” abordados durante o encontro, que evocou a persistência de “vários conflitos”, com destaque para a Síria.
As duas partes manifestaram “particular preocupação” e pediram uma “solução política” para a crise síria que “privilegie a lógica da reconciliação e do diálogo”.
Peres encontrou-se ainda com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, acompanhado pelo secretário do Vaticano para as relações com os Estados, D. Dominique Mamberti.
Os responsáveis abordaram “vários temas” relativos às relações entre Israel e a Santa Sé, destacando o “significativo progresso” feito pela comissão bilateral em “assuntos de interesse comum”.
Shimon Peres vai visitar esta quarta-feira a cidade italiana de Assis, tornando-se no 9.º Nobel da Paz a passar pela basílica dedicada a São Francisco (c. 1181-1226).
O presidente de Israel vai receber o título de cidadão honorário de Assis e será recebido pelo custódio da comunidade franciscana conventual, frei Mauro Gambetti, bem como pelo bispo local, D. Domenico Sorrentino.
OC
Notícia atualizada às 13h23