Publicações: Cáritas Portuguesa vai lançar revista

Delegações ibéricas reuniram-se à margem das Jornadas de Teologia sobre a Caridade para estudar oportunidades de cooperação

Lisboa, 28 abr 2013 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa vai lançar a 16 de maio uma revista que tem como principal objetivo veicular as “preocupações” associadas à “ação social da Igreja”, anunciou hoje Carlos Grade, membro da Direção do organismo católico.

A publicação, que pretende igualmente divulgar o “trabalho no terreno”, retoma uma edição entretanto interrompida, adiantou o responsável à Agência ECCLESIA.

Carlos Grade foi um dos membros da delegação lusa que participou na reunião das Cáritas de Portugal e Espanha, realizada à margem das Jornadas de Teologia sobre a Caridade que decorreram entre sexta-feira e domingo na cidade espanhola de Salamanca.

O encontro ibérico constituiu uma oportunidade para os responsáveis portugueses e espanhóis discutirem a realidade social e económica, assim como as “situações dramáticas em termos de emprego e exclusão social” em ambos os países, explicou.

Os participantes decidiram estudar a viabilidade da criação de um “Observatório Ibérico” sobre a “situação de crise” e apreciar a “promoção conjunta de projetos de luta contra a exclusão social”, referem as conclusões da reunião, enviadas à Agência ECCLESIA.

A “identificação das tendências demográficas e sociais” e a capacitação para gerir o combate às carências, “com especial atenção para com as novas formas de pobreza e para a sua incidência nas camadas cada vez mais jovens da população”, são também prioridades enunciadas no documento.

O texto prescreve ainda o estudo das possibilidades de acesso a fundos estruturais da União Europeia e a “identificação de mecanismos que possam dar seguimento à cooperação e ao estreitamento de laços entre as Cáritas Ibéricas”.

Durante a reunião a delegação portuguesa tomou conhecimento de novas iniciativas, como é o caso de um projeto da Cáritas diocesana de Bilbau que visa minimizar os efeitos dos despejos causados pelo incumprimento dos pagamentos de rendas ou prestações.

O documento final do encontro ibérico, que se realiza desde há 10 anos, revela que está em preparação um projeto conjunto entre as Cáritas Diocesanas da raia, unindo Portalegre, Évora e Beja a Cória-Cáceres, Mérida-Badajoz, Salamanca e Ciudad Rodrigo, respetivamente, mas não se fixaram “ações concretas”, adiantou Carlos Grade.

A colaboração fronteiriça, que se pretende alargar às dioceses de Bragança-Miranda e Zamora, bem como do Algarve e Sevilha e Huelva, prevê o “levantamento dos recursos sociais”, o estabelecimento de ações formativas e o desenvolvimento de uma ferramenta na internet para partilha de informação.

Os representantes das Cáritas assinaram um acordo para permuta de publicações e comprometeram-se a preparar encontros técnicos conjuntos “para analisar sinergias e trocar metodologias”.

RJM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top