EMRC: Encontro no Porto junta 20 mil alunos e 900 professores

Diretor do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja na Escola diz que a educação católica «está viva e recomenda-se»

Porto, 19 abr 2013 (Ecclesia) – Cerca de 20 mil alunos e 900 professores estão a participar hoje no 11.º encontro da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica na Diocese do Porto.

Em declarações prestadas à Agência ECCLESIA, o responsável pelo Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja na Escola, professor António Madureira, destaca o “dinamismo” e a “alegria” que tem contagiado todos os participantes, numa iniciativa que dá ainda mais força ao projeto de educação católica na região.

“A disciplina de EMRC está viva e recomenda-se, tem hoje uma vitalidade muito significativa, 58 por cento dos alunos estão inscritos na disciplina de EMRC, ao todo são mais de 84 mil, o que é um número muito generoso”, salienta o docente.

Com o lema “Encontro Muitas Razões de Com(Viver) – EMRC”, o evento dá aos alunos e professores a oportunidade de confraternizarem, trocarem experiências e de se divertirem com um programa extenso de atividades lúdicas, desportivas e culturais.

Artistas, atores, músicos convidados, pessoas que se identificam com os valores da disciplina, “todos vieram trazer uma mensagem positiva aos alunos”, realça António Madureira.

A reunião geral de EMRC tem também uma componente solidária, já que os mais novos foram desafiados a trazerem bens alimentares a favor dos mais desfavorecidos.

De acordo com o docente, o grande objetivo é “alargar” a onda solidária que tem percorrido “a grande maioria das escolas” da Diocese.

“No ano passado arranjámos 10 toneladas de produtos, este ano ainda não temos números mas sabemos que já existiram ofertas muito generosas que a Diocese do Porto, através dos seus serviços, se vai encarregar de distribuir”, acrescenta.

Num primeiro balanço a este ano letivo, o diretor do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja na Escola destaca o ambiente de entreajuda que tem sido construído entre os agentes de EMRC e “os professores das outras disciplinas, que ajudam a manter o dinamismo da disciplina na diocese”.

“Para que a disciplina funcione, precisamos da colaboração das direções de escola e de todos os docentes e este encontro é também uma forma de os acolher, de lhes agradecer”, explica António Madureira.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top