Menos fiéis nas missas levam católicos às ruas de Lisboa, Porto e outras cidades
Lisboa, 06 abr 2013 (Ecclesia) – A diminuição de fiéis nas eucaristias vai levar centenas de católicos a ocuparem espaços públicos de Lisboa, Porto e outras cidades nos próximos cinco domingos para anunciarem a fé cristã e estimularem a aproximação à Igreja.
“São Paulo diz que a fé vem da pregação. Mas se as pessoas não vão à missa, como a poderão escutar? É por isso que saímos para a rua”, declarou hoje à Agência ECCLESIA a espanhola Pilar Hernández, do Caminho Neocatecumenal, uma das responsáveis pela iniciativa que decorre em cerca de 10 mil locais de vários países.
Salmos, relatos da experiência de vida cristã por parte de um jovem ou casal e catequeses centradas nos conteúdos básicos da fé (querigma) compõem o programa dos encontros, onde também marcam presença os cânticos e danças de inspiração hispânica, típicas do movimento criado em Espanha.
Em Lisboa a iniciativa começa a partir das 16h00 nas imediações do Pavilhão Atlântico, no Parque das Nações, bem como na zona do Martim Moniz e em Benfica, junto ao Centro Comercial Fonte Nova, revelou Fernando Alvarez, membro da equipa responsável nacional do Caminho Neocatecumenal.
À mesma hora iniciam-se também as intervenções em Monte Abraão (Largo 25 de Abril), Bombarral (Praça do Município), Camarate (largo da igreja matriz), Nova Oeiras (jardim junto à igreja) e Nazaré (Praça Manuel Arriaga).
Porto (Santo Ovídio, Amial e Lordelo), Setúbal (Parque Urbano de Albarquel), Santarém (Largo do Seminário), Vila Nova de Gaia, Coimbra, Évora, Beja e Elvas vão também receber os encontros.
Fernando Alvarez espera que as sessões, animadas por membros e famílias do Caminho Neocatecumenal, ajudem as pessoas “a descobrir a fé, para que nasça nelas um desejo de se aproximarem da Igreja, que é onde está a fonte da vida”.
“Todos temos conflitos; há pessoas que se estão a divorciar, enquanto outras têm filhos fora da Igreja, entre outras situações. A Igreja tem uma palavra a dizer-lhes, bem como a quem não sabe que Deus as ama como elas são, na sua realidade e nos seus pecados”, sublinhou o leigo missionário espanhol.
O projeto tem sido divulgado durante as missas celebradas nas paróquias próximas dos locais onde as intervenções vão decorrer, com apelos aos fiéis para convidarem “familiares, conhecidos e companheiros de trabalho que têm pessoas afastadas, em sofrimento ou estão à procura de algo novo na sua vida”, acrescentou.
O responsável anunciou ainda que após os encontros agendados para os próximos domingos estão previstas, pelo menos em Lisboa, três catequeses dirigidas a quem desejar aproximar-se da Igreja.
Antes de partir para o último Conclave, no Vaticano, o cardeal Jorge Bergoglio, então arcebispo de Buenos Aires e hoje Papa Francisco, aprovou a realização da iniciativa na capital argentina, salienta o fundador do Caminho Neocatecumenal, Kiko Argüello.
A denominada ‘Grande Missão’ vai decorrer em cerca de 10 mil locais de 120 países, segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelos responsáveis do Caminho Neocatecumenal.
RJM/OC