Cultura: Padre António Vieira fora da redoma

D. Manuel Clemente, que apresentou as Obras Completas, disse que o autor «é atual no século XXI»

Lisboa, 04 abr 2013 (Ecclesia) – António Sampaio da Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, disse hoje na sessão de lançamento da Obra Completa do Padre António Vieira que editar os seus escritos é a “tarefa mais urgente” e a “mais importante”.

“As palavras são tão fortes e as ideias tão atuais que há quem o pretenda guardar numa redoma”, disse Sampaio da Nóvoa na sessão de apresentação dos três primeiros volumes dos 30 que fazem a coleção: dois editam o título «A Chave dos Profetas» e outro as «Cartas Diplomáticas».

Para o responsável da Universidade de Lisboa, onde está em curso o projeto «Vieira Global», são precisas “muitas obras sobre Vieira”, escritor que é necessário “ler e reler”, “visitar e revisitar” porque só pelo debate se pode valorizar um autor no qual às vezes “é difícil tocar”.

D. Manuel Clemente, que apresentou o projeto de publicação das Obras Completas, defendeu que Vieira soube apresentar um “humanismo evangélico” que “ia muito além do que reparava em termos políticos comuns”, onde o confronto entre “o que se devia fazer” e o que “realmente se praticava” era constante.

O bispo do Porto defende que António Vieira “é atual no séc. XXI” porque foi “tão longe” como “pouquíssimos” o conseguiram na proposta de um “humanismo verdadeiramente integral, de espírito e intelecto, ou, usando as suas palavras, de ‘santidade’ e ‘luzes’”.

Na sessão de apresentação das Obras Completas do Padre António Vieira, que decorreu na Aula Magna da Universidade de Lisboa, D. Manuel Clemente disse que o jesuíta é “um autor fundamental”, que não se pode “perder para o futuro que ele sonhou”.

A publicação das Obras completas do Padre António Vieira é uma das fases do projeto «Vieira Global» e envolve mais de meia centena de especialistas e investigadores de Portugal e do Brasil, que estão a realizar “uma pesquisa exaustiva” à herança escrita do jesuíta português, esclarece José Eduardo Franco, da direção deste projeto.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o historiador afirmou que Vieira “é um homem que intervém e propõe reformas importantes e tenta, mesmo através dos seus projetos utópicos para Portugal e para o mundo, reforçar a vontade coletiva acreditando e fazendo acreditar que Portugal era possível”.

«Vieira Global» é uma iniciativa da Universidade de Lisboa, em articulação com outras instituições académicas e culturais de Portugal e do Brasil, onde se inclui a publicação das Obras Completas do Padre António Vieira, com direção de José Eduardo Franco e Pedro Calafate, editadas pelo Círculo de Leitores e tendo por mecenas principal a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O padre António Vieira nasceu em Lisboa, em 1608, e faleceu no Brasil, em 1697, na Baía, após uma vida repleta de viagens entre um país e o outro e intervenções nos mais diversos aspetos da sociedade civil, económica, religiosa, política e cultural da época.

A edição de hoje do Semanário Ecclesia apresenta o projeto da edição das Obras Completas do Padre António Vieira e o relevo do autor para a dignificação da língua e cultura portuguesas.

A obra tem nova sessão de lançamento esta sexta-feira na Casa da Música, Porto, pelas 18h30.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top