Obra da autoria do vaticanista italiano Saverio Gaeta fala de um homem que sempre privilegiou a «humildade e disponibilidade»
Lisboa, 27 mar 2013 (Ecclesia) – A Paulus Editora vai disponibilizar a partir de hoje um livro sobre “a vida e os desafios” do Papa Francisco, escrito pelo vaticanista italiano Saverio Gaeta.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o organismo ligado à Sociedade de São Paulo realça que esta “é a primeira biografia” do novo Papa “a ser editada em Portugal, duas semanas depois da sua eleição”.
Num total de 160 páginas, repletas de “fotos a cores” que ilustram alguns dos principais momentos da vida do agora Papa, o livro “dá a conhecer as raízes” de D. Jorge Mario Bergoglio, desde a “infância em família à descoberta da vocação”.
Saverio Gaeta revela que o caminho para o sacerdócio começou quando o jovem Bergoglio “se encontrou com o padre Duarte, um sacerdote que nunca tinha visto antes, mas que lhe transmitiu uma grande espiritualidade”.
“Confessou-se a ele, e naquela altura percebeu no coração o chamamento para ser sacerdote”, adianta o escritor.
Já como arcebispo de Buenos Aires, nomeado por João Paulo II, D. Jorge Mario fazia da “humildade e disponibilidade” o seu “estilo episcopal”.
Segundo o autor, “os sacerdotes diocesanos conheciam o seu número de telefone direto e sabiam que o podiam chamar a qualquer hora do dia ou da noite”.
Para além dessa “biografia”, a publicação apresenta “um elenco dos principais desafios” que aguardam o Papa Francisco “na condução da Igreja mundial”, dá a conhecer “os seus primeiros discursos e homilias” e também a sua linha de pensamento relativamente a temáticas como “o ateísmo, o catolicismo, a oração, a laicidade, o serviço e o Vaticano”.
JCP