Cidade do Vaticano, 15 mar 2013 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano confirmou hoje que as chaves do apartamento pontifício, no Palácio Apostólico, foram entregues ao novo Papa, que continua a residir na Casa de Santa Marta, que acolheu os cardeais eleitores no Conclave.
O padre Federico Lombardia disse em conferência de imprensa que o Papa Francisco se deslocou à sua futura residência após a missa a que presidiu na Capela Sistina, quinta-feira à tarde.
A mudança definitiva vai acontecer após “pequenos trabalhos que possam ser úteis” para remodelar o espaço que durante quase oito anos acolheu Bento XVI, hoje Papa emérito.
Francisco vai dirigir-se aos fiéis, no domingo, desde a janela do apartamento, sobre a Praça de São Pedro, durante a recitação do Angelus, marcada para o meio-dia de Roma (11h00 de Lisboa).
O espaço tinha sido fechado pelo cardeal camerlengo, D. Tarciso Bertone, após o final do pontificado de Bento XVI, a 28 de fevereiro.
O cardeal Bertone cortou as fitas vermelhas que selavam as portas antes de entregar ao novo Papa uma chave de prata que as abre.
A passagem pelo apartamento foi guiada pelo prefeito da Casa Pontifícia, D. Georg Gaenswein, também secretário particular de Bento XVI.
O Vaticano adiantou, por outro lado, que a tomada de posse da catedral de Roma, a Basílica de São João de Latrão, deve acontecer “depois da Páscoa”, que este ano se celebra a 31 de março.
OC