Braga, 12 mar 2013 (Ecclesia) – O Seminário de Nossa Senhora da Conceição (Braga) vai acolher uma exposição, a partir de 19 de abril, sobre a «Vida de São Bento e seu fiel seguidor Frei Bernardo da Anuntiata».
Este evento – vai ser inaugurado por D. Jorge Ortiga – está integrado nas comemorações dos 80 anos da morte de Frei Bernardo Vasconcelos.
Nesse mesmo dia, para além da abertura da exposição vai realizar-se, no Auditoria Vita da cidade, um colóquio onde serão abordadas várias facetas sobre o servo de Deus, frei Bernardo de Vasconcelos.
Programa
18horas
Abertura: P. Luís Gonzaga Marinho Teixeira da Silva, pároco de Mire de Tibães (São Martinho) e 1.º Secretário do Conselho Presbiteral de Braga.
– «Razão da festa – Vida e mensagem de frei Bernardo Vasconcelos», por monsenhor Domingos Silva Araújo
Momento musical
– «Memórias de Frei Bernardo na Família do Marvão», por Maria Antónia Vasconcelos
– «Na réstia de Frei Bernardo Vasconcelos – Vida de S. Bento, vista por S. Gregório Magno», por Pe. Frei Avelino Martins da Silva, OSB. Diretor do Colégio de Lamego
– «O jovem Bernardo de Vasconcelos, Aluno, modelo exemplar da juventude e Protetor Oficial da Associação do Colégio Beneditino de Lamego», por José Alberto Marques, presidente da Associação dos Antigos Alunos do Colégio (AAA).
– «O Servo de Deus Frei Bernardo de Vasconcelos, ressonâncias da Causa no Secretariado», por Pe. Frei Paulino L. de Castro, OSB.
Momento musical
– «A Causa de Canonização do Servo de Deus Frei Bernardo Vasconcelos nas mãos da Igreja», por monsenhor Mário Rui de Oliveira, Juiz do Tribunal da Assinatura Apostólica e Postulador da Causa.
Encerramento por D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga.
LFS